Mutirão de Conciliação atende mais de 250 pessoas em Porto Nacional: Dianópolis é a próxima a receber benefício

Nesta segunda, 28, durante o Mutirão de Conciliação em Porto Nacional foram feitas 59 coletas de material visando à garantia de direitos como da paternidade declarada. Depois de Palmas e Porto Nacional, a ação seguirá para Dianópolis, no dia 19 de ju...

A importância do reconhecimento de paternidade como mecanismo de contribuição para a formação do cidadão foi foco do Mutirão de Conciliação realizado na Defensoria Pública em Porto Nacional, nesta segunda-feira, 28.

Foram mais de 250 pessoas envolvidas diretamente nos atendimentos prestados durante o Mutirão, sendo 177 por meio da realização de exames de DNA, com 59 coletas de material, visando à garantia de direitos como da paternidade declarada; da convivência; de alimentos e sucessórios, como ressaltado pela defensora pública Letícia Amorim, que atua em Porto Nacional.

A estudante D.R.C, de 21 anos, levou o casal de gêmeos, de 1 mês de vida, para fazer o exame de DNA. A mãe dos meninos não tinha condições de pagar pelo exame que era necessário para reconhecer o pai das crianças e adquirir direitos como o da pensão alimentícia. A avó dos gêmeos, A.C. R, de 41 anos, acompanhou todo o atendimento, e estava feliz por ver na Defensoria Pública uma oportunidade de propiciar aos netos benefícios como também do nome do pai na certidão de nascimento, o que contribuirá para a formação e estruturação de sua família.

O exame de DNA propicia, ainda, a realização de sonhos e aproximação entre possíveis familiares como é o caso do lavrador, de 72 anos, V.S que, desconfiando por muitos anos ser pai da também lavradora, J.B.S, de 53 anos, procurou a Defensoria Pública para reconhecer a possível paternidade. “Se ela for minha filha será uma honra e se não fosse pela Defensoria Pública teria que lutar muito; muitos anos de trabalho para pagar pelo exame”, disse o assistido.

Já para a lavradora, a oportunidade foi tudo o que esperava há muitos anos. “Fiquei muito feliz e graças a Deus recebi a notícia e o convite da Defensoria Pública para estar aqui hoje com meu “pai” para fazer este exame. Se o resultado der positivo será a maior alegria da minha vida e farei uma festa com os meus oito filhos para conhecer o seu avô”, disse.

Conciliação

A transação comercial de um veículo, cujos documentos estavam irregulares, foi o que motivou o lavrador J. F.S, de 21 anos, a procurar a Defensoria Pública em Porto Nacional para buscar a conciliação com o intermediário do negócio, o servidor público, A.P.S, de 46 anos. “Foi muito bom procurar a Defensoria para resolver este problema que já se alongava há anos. Se fosse pela justiça não resolveríamos isso tão cedo. Com certeza a conciliação é o melhor caminho, mais rápido e todos saem, de alguma forma, satisfeitos”, disse o lavrador.

O Mutirão de Conciliação está sendo realizado em todas as Diretorias Regionais da Defensoria Pública do Estado. Depois de Palmas e Porto Nacional, a ação seguirá para Dianópolis, no dia 19 de junho. Recebem ainda o Mutirão os municípios de Paraíso, Guaraí, Tocantinópolis, Araguatins, Gurupi e Araguaína.(Assessoria)

Comentários (0)