Na Assembléia, Lelis propõe levantamento dos limites territoriais de Palmas e defende incorporação do Luzimangues à Capital

O deputado Marcelo Lelis (PV) apresentou requerimento solicitando a realização de um levantamento dos limites territoriais da área da Capital, com o intuito de que fique comprovado que a área de Luzimangues pertence a Palmas legalmente. O deputado de...

Durante a sessão ordinária da manhã desta quarta-feira, 18, na Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Lelis (PV) apresentou requerimento solicitando que a Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público realize um levantamento dos limites territoriais da área definitiva da Capital.

De acordo com o deputado, ao ser definida, ainda em 1989, a área da Capital teria as áreas de “Mangues” e “Canelas”, margem direita e esquerda do rio Tocantins como limites territoriais. A área que antigamente era chamada Mangues hoje é denominada Luzimangues e atualmente faz parte do território de Porto Nacional.

O deputado justifica que a medida “é de extrema importância para que o município de Palmas tenha domínio sobre o território da Capital e, especificamente, para que a área do Luzimangues seja incorporada a Palmas, como fora previsto em lei, na época da definição da área escolhida para sediar a Capital”.

Em seu discurso Lelis enfatizou que a luta pela incorporação do município de Luzimangues a Palmas é uma das mais importantes bandeiras levantadas dentro da AL. O deputado propôs ainda a realização de uma consulta aos moradores, por meio de um plebiscito, da área sobre o desmembramento.

Wanderlei comenta

Em seu pronunciamento, o deputado Wanderlei Barbosa (PSB) comentou a propositora do colega de parlamento e questionou a motivação da mesma. De acordo com o deputado, que concordou com a necessidade da regularização da área, não existiria legislação específica para a análise da questão e o requerimento teria motivação política. Respondendo, o deputado Marcelo Lelis convidou Wanderlei Barbosa para ser um parceiro na questão. "Com certeza o deputado será um de nossos parceiros nesta luta", afirmou.

Comentários (0)