Na Espanha, Governo do Estado negocia parcerias para carne e tratamento de lixo

A missão oficial do Governo do Tocantins, liderada pelo governador Siqueira Campos, na Espanha segue de forma intensa mantendo encontro nas áreas de governo e empresariado no país. Neste final de semana, a pauta de produção e exportação da carne toca...

Na Espanha, a missão oficial do Governo do Tocantins, liderada pelo governador Siqueira Campos, segue de forma intensa mantendo encontro nas áreas de governo e empresariado daquele país. Neste final de semana, a pauta de produção e exportação da carne tocantinense e a destinação para o processamento do lixo urbano foram temas de reuniões de trabalho.

De acordo com o presidente da Cooperfrigu - Cooperativa dos Frigoríficos da Região de Gurupi, Osvaldo Stival, que integra a representação tocantinense na presente missão de negócios à Europa, os contatos tanto com as esferas de governo como do setor empresarial têm sido produtivos. Ele reforça a importância da iniciativa do governador Siqueira Campos e que a expectativa é de que ainda este mês haja a liberação por parte da Comunidade Europeia para retomada da exportação da carne produzida no Tocantins.

O dirigente classista adianta que o papel da missão é aproveitar o ensejo para alcançar resultados ainda mais significativos. “Buscamos também com os governos e o campo empresarial tecnologias novas e parcerias na formação de empresas joint-ventures, envolvendo a formação de compradores, produção de carnes enlatadas, embutidos e o desenvolvimento em geral na industrialização da carne oriunda de nosso Estado”, enfatiza.

Tecnologia para trato do lixo

Outro ponto prioritário da visita do governador Siqueira Campos e comitiva à Espanha se refere à busca de alternativa eficiente para a destinação do lixo e demais resíduos sólidos, problema que vem incomodando a cada um dos 139 municípios tocantinenses, em que a quase totalidade convive ainda com lixões a ´céu aberto`, trazendo sérios problemas ao meio ambiente e à saúde.

Em reunião com autoridades do governo e empresários em Madri, o presidente da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, Manuel Silvino, destaca que a busca de conhecimento e troca de experiências objetivam a formação de PPP – parcerias público privadas com a participação de empresários espanhóis.

O presidente da ATM observa que a legislação brasileira estabelece a data de 2 de agosto para que todos os municípios implementem seu Plano de Resíduos Sólidos, executando a destinação final do lixo que produzem, não deixando de ressaltar que o Tocantins é um dos estados que mais sofre com a “distribuição injusta de recursos por parte da União”, e que a contribuição da Espanha – um dos países que mais avançaram nesse setor – reforçada por uma possível parceria com os empresários espanhóis - pode contribuir bastante com o Tocantins, frisa Manuel Silvino.(Assessoria)

Comentários (0)