Uma construção de prédios residências do Governo Federal que está abandonada na quadra 1304 sul está servindo de esconderijo para bandidos, ponto de tráfico e consumo de drogas e prostituição de menores, segundo informações do agente de proteção Jorlan de Castro, do Juizado da Infância e Juventude. No final da tarde desta segunda-feira, 02, em ação da Operação Responsabilidade realizada pelo Juizado em parceria com a Polícia Militar e de policias civis da Delegacia Especializada em Narcóticos- Denarc visitou o local na intenção de surpreender pessoas envolvidas. A equipe do Site Roberta Tum acompanhou a operação e no local foram encontradas roupas, sapatos, embalagens de preservativos e vários cachimbos feitos de latas de cerveja para consumo do crack.
O agente de proteção Ito Adolfo Meurer informou que as denúncias feitas pelos moradores são frequentes e o lugar tem se tornado uma ameaça a segurança das famílias que residem na quadra, além de aumentar o número da criminalidade e colocar os adolescentes em situação de risco. “As reclamações são frequentes e o número de menores envolvidos também é grande. Essa é a terceira visita realizada e o que nos preocupa é que a criminalidade vem aumentando muito”, afirmou Meurer.
A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC do Governo Federal e em uma placa jogada na frente da obra informa que o valor disponível para a construção dos prédios foi de R$ 25 milhões e beneficiaria 1.265 famílias. São dez prédios totalizando 320 apartamentos construídos, contudo ambiente está cheio de mato e lixo jogado nas proximidades da construção. Em alguns blocos portas e janelas já foram roubadas.
Operação continua
Segundo informou Castro as buscas serão frequentes no local e o compromisso do Juizado com a Operação é tirar os jovens das situações de perigo. O agente ressaltou ainda que a parceria da PM e da Polícia Civil reforça o apoio e a realização das ações. "Os jovens estão em situação de riscos, o objetivo é tira-los dessas situações de alto perigo. A ajuda dos policiais garantem o sucesso e a realização dessas ações", afirmou Castro.
Moradores inseguros
O Site RT ouviu a professora Lilia Ferreira, que mora próximo da construção abandonada e a mesma afirmou que a insegurança é constante e aumenta no período noturno pela falta de iluminação do local epelo mato que também serve de esconderijo.
A professora explicou que como medida de segurança mandou colocar em sua casa alarme e cerca elétrica. “Tenho três filhos pequenos, tenho que sair para trabalhar, o alarme e a cerca elétrica é uma forma de segurança, ainda mais á noite que fica tudo escuro e ainda com essa obra abandonada o perigo é bem maior”, afirmou.
PM garante apoio
De acordo com o Sargento Lustosa, a PM está em uma ação conjunta com o Juizado para apoiar, coibir e reduzir o uso e venda de drogas e no caso de encontrar alguma arma ou entorpecentes fazer a apreensão. “Estamos em uma ação conjunta para dar o apoio necessário. Caso seja encontrada alguma pessoa com porte de armas, drogas ou qualquer objeto suspeito será feito a apreensão e se for menor de idade encaminharemos ao Juizado”, explicou.
Denarc
A equipe de policiais da Denarc foi acionada pelo delegado Ricardo Bezerra, titular da coordenaria de polícia especializada. Segundo informações dos policias civis, o objetivo da parceria com o Juizado é prevenir e reprimir o narcotráfico na região que as denúncias foram feitas. (Thaise Marques)
Comentários (0)