Naturatins apresenta relatório de danos causados por derramamento de oléo na Capital: empresa é multada em 350 mil reais

Em coletiva a imprensa na tarde de hoje, 24, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu falou sobre os danos ambientais causados pelo derramamento de óleo na avenida NS 15 no último dia 18. Tadeu alegou que a preocupação agora é a descontaminação ...

O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, realizou na tarde de hoje, 24, uma coletiva de imprensa para divulgação do relatório dos danos ambientais causados pelo acidente do caminhão tanque que acarretou no derramamento de cerca 42.000 litros de óleo na Avenida NS-15, próximo a Praia da Graciosa.

O presidente alegou que no momento a preocupação está voltada a descontaminação de todo local atingido pelo óleo para evitar maiores danos à saúde pública e ao meio ambiente, por isso considera necessário que as praias atingidas continuem interditadas.

Multas

Conforme as informações, foram aplicadas duas multas a empresa, uma no valor de R$300.000,00 pelos danos causados e outra de R$ 50.000,00 pela ausencia de licença para efetuar o transporte desse tipo de produto. De acordo com o relatório apresentado, “caso seja constatado através dos laudos de analises da água, um dano ambiental maior do que aquele já estimado, poderão ser aplicadas novas multas”.

Segundo o presidente, a empresa pode recorrer do valores aplicados da multa. O Naturatins aguarda o resultado dos laudos, solicitados pela Defesa Civil para saber o alcance do óleo no reservatório, mas não há um prazo para a entrega dos resultados que também apontarão a situação da água.

Instituições colaboram

O presidente explicou também que os danos não são considerados tão relevantes, uma vez que o óleo era 100% vegetal e biodegradável. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Guarda Metropolitana colaboraram nas atividades que ocorreram nos dias 18 e 19.

Tadeu ainda chamou atenção para as contenções física montadas no local para diminuir a escoação do óleo e considerou que talvez as mesmas não sejam de total eficiência, mas fundamental no processo de limpeza e retenção do produto. “Sabemos que não foi de total eficácia as contenções, mas sem dúvida foi necessário para garantir o sucesso da operação”, afirmou Tadeu.

Empresa colaborou

O presidente alegou que desconhece a abrangência total da contaminação, mas afirmou que foi de grande extensão especificamente no solo e no pavimento da via. Ainda segundo as informações, a empresa deve ser notificada para realizar o reajuste do asfalto danificado.

Tadeu considerou a atuação da empresa positiva, pois segundo o presidente a mesma atendeu todas as solicitações que foram pedidas. “Considero a participação da empresa pró - ativa, já que em todos os momentos atendeu os pedidos e não demonstrou dificuldade para tomar as providências necessárias”,  finalizou. (Colaborou Thaise Marques)

Comentários (0)