Negreiros muda o jogo em 24 horas e reúne os votos para ser presidente

A eleição da Mesa Diretora da Câmara que acontece mais tarde nesta terça-feira, primeira do ano é das mais emocionantes das últimas legislaturas.

 

Derrotado na prévia realizada dentro do seu grupo no último sábado, o vereador eleito pelo PP Major Negreiros deve ser eleito presidente da Câmara de Palmas nesta terça-feira.

 

Fortes articulações neste sentido acontecem desde a manhã de ontem, segunda-feira, envolvendo o grupo de novos vereadores. Somando 14, de 19, boa parte deles se reuniram superando as diferenças partidárias para retirar do grupo dos vereadores reeleitos a presidência da Casa.

 

Um documento listando os pontos que levaram à construção de uma chapa que faça o poder legislativo atuar de forma “independente”, foi assinado por dez dos 19 eleitos.

 

Desde cedo preocupado com a insatisfação do PPS, de Sargento Aragão, o deputado Wanderlei Barbosa trabalhava mais três votos, mirando o PMDB, via influencia do deputado Eli Borges sobre o irmão Joel. Este desde o começo pretendia a indicação da secretaria da Agricultura.

 

Com os seis votos da oposição fechados, Iratã Abreu, Rogério de Freitas, Emerson Coimbra, Cleiton Cardoso, Gerson da Mil Coisas e Joaquim Maia firmaram o compromisso de apoio a Negreiros, com o compromisso de que este buscasse os votos que faltavam.

 

Negreiros contou com o apoio de Claudemir Portugal e Etinho Nordeste. O último dos quatro, Junior Geo, já havia afirmado que não gostaria de votar em vereador reeleito para a presidência.

 

Wanderlei tenta interferir

 

Avalista do acordo em torno de Jucelino desde o primeiro momento, e avesso à vitória de Negreiros na Câmara, o deputado Wanderlei Barbosa voltou à carga.

 

Primeiro oferecendo a presidência ao vereador Lúcio Campelo, para que ele buscasse os votos que faltavam.

 

Depois, diante da impossibilidade de que Campelo viabilizasse sua candidatura, orientado o grupo a compor “até com Iratã”, para que Negreiros ficasse de fora.

 

Um grupo foi atrás do vereador do PSD na madrugada, e o encontraram no Cristal Hall onde passava a virada de ano com a família.

 

A resposta de Iratã foi uma negativa. Afirmou que cumpriria o acordo que tinha feito e assinado mais cedo com o grupo dos novos.

 

A terça-feira amanheceu tensa dos dois lados. Do grupo do prefeito um vereador confirmou que Jucelino Rodrigues retirou sua candidatura na noite de ontem. Nas manhã desta terça-feira, os veteranos se encontram para discutir novamente a chapa.

 

De outro lado os oposicionistas, agora reunidos em torno do nome de Negreiros também se reúnem para finalizar os termos da divulgação de uma carta aberta à sociedade.

 

Pelo jeito, nem o Outro, nem os Mesmos. Até este exato momento corre o risco do Novo tomar conta da Câmara de Palmas. Se conseguirem, será um feito digno de registro na história.

Comentários (0)