Nesta semana, Funasa recebe prefeitos tocantinenses para assinatura do Termo de Compromisso do PAC 2

Acontece nesta semana, encontro com prefeitos e representantes de 11 municípios para assinatura do Termo de Compromisso do PAC 2. No final 2011, os municípios de Araguatins, Campos Lindos, Goiatins, Juarina, Lizarda, Praia Norte, Rio Sono, São Seb...

A Fundação Nacional de Saúde – Funasa, através da Superintendência Estadual no Tocantins ( Suest – TO), em prosseguimento ao Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC 2), promove nesta semana, encontro com prefeitos e representantes de 11 municípios tocantinenses para assinaturas do Termo de Compromisso com a Funasa , com vista a realização de obras de saneamento.

Os prefeitos estão sendo recepcionados no gabinete da Superintendência pelo Superintendente Estadual, Onofre Marques de Melo, e a Chefe da Divisão de Engenharia em Saúde Pública (Diesp) da Suest - TO, Jussara Meneses Batista, que estão repassando aos gestores, orientações da atual situação de cada município com relação aos convênios de saneamento básico firmados com a instituição.

No final 2011, os municípios de Araguatins, Campos Lindos, Goiatins, Juarina, Lizarda, Praia Norte, Rio Sono, São Sebastião, Tocantínia, Tupiratins e Esperantina foram selecionados e serão beneficiados com recursos do PAC 2 para convênios de Melhoria Sanitária Domiciliares (MSD) e Sistema de abastecimento de Água, totalizando um valor de R$ 10,2 milhões de reais para o investimento.

Segundo Jussara com a assinatura do Termo de Compromisso, as prefeituras já estão aptas a receberem a primeira parcela do convênio através da Funasa que corresponde a 50% do valor total da ação e dar início à execução das obras.

Em dezembro de 2011, a Presidenta Dilma Rousseff fez o anuncio do PAC 2, um valor de R$ 3,7 bilhões para investimento em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que irão beneficiar 1.116 municípios, com até 50 mil habitantes de 18 estados atendido pela Funasa.

A Funasa é um órgão executivo do Ministério da Saúde, que tem como Missão executar ações de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes, também em áreas rurais e comunidades remanescentes de quilombos e formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Sistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

(Da assessoria)

Comentários (0)