No Ministério da Pesca, Agnolin reivindica liberação de emendas para instalação de parques aquícolas

O deputado Angelo Agnolin (PDT) cobrou o posicionamento do Ministério da Pesca quanto à instalação de parques aquícolas no Tocantins. Na oportunidade, Agnolin reiterou que é preciso desburocratizar os processos que freiam licenciamentos ambientais no...

Dentro do prazo limite para liberação de recursos do Governo Federal, que será encerrado em junho deste ano (em virtude do período eleitoral), o deputado federal Ângelo Agnolin (PDT) cobrou posicionamento do Ministério da Pesca quanto à instalação de parques aquícolas no Tocantins. A audiência ocorrida na manhã desta quinta-feira, 24, na sede do Ministério em Brasília, reuniu o secretário-executivo do Ministério da Pesca, Atila Maia da Rocha, o superintendente da Pesca no Tocantins, Jozafar Ribeiro Maciel e técnicos da pasta.

As emendas do parlamentar destinadas ao setor representa um montante de R$400mil em incentivos. Em fase inicial, os equipamentos atenderão os municípios de Lajeado, Palmas e Porto Nacional, bem como outras cidades que compreendem o Consórcio Intermunicipal do Lago da UHE Lajeado (CI Lago). Na oportunidade, Agnolin reiterou que é preciso desburocratizar os processos que freiam licenciamentos ambientais no Estado, para que potenciais hídricos sejam, de fato, aproveitados. “Faz dez anos que Tocantins possui esse lago e não há ação concreta para que ele gere alternativas de emprego e renda”, disse Agnolin.

Para o deputado, o fomento do setor pesqueiro visa garantir o abastecimento do mercado consumidor local, bem como, possivelmente, atender demandas de exportação. “É importante para garantir emprego e renda e fortalecer a economia, principalmente nas comunidades ribeirinhas”, completou. Agnolin afiançou que trabalha para impulsionar a pesca no Estado, uma vez que o ambiente é favorável e as espécies já encontradas no lago são competitivas, fator determinante para a consolidação da atividade. “O Estado tem condições de se transformar em um dos maiores produtores de proteínas do Brasil,” disse.

O secretário-executivo do Ministério mostrou-se atencioso às demandas do parlamentar e disse compartilhar da mesma ansiedade em liberar a pesca no Estado. A equipe técnica realiza as adequações para liberação dos recursos dentro do prazo estabelecido. (Ascom)

Comentários (0)