No Sudeste, GMPV bate marca de 3 milhões de atendimentos

O programa Governo Mais Perto de Você bateu a marca de 3 milhões de atendimentos no final de semana em Natividade, região Sudeste do Estado. O foco principal do programa são para ações de reforço da cidadania, a exemplo de emissão de documentos, e re...

Quatro anos após sua criação, o programa “Governo mais perto de você', atinge a marca dos 3 milhões de atendimentos. O número foi alcançado quando a estudante Flavyanne Rodrigues Nunes, de 16 anos, tirou documentos importantes para o seu futuro, como a Carteira de Trabalho e o CPF, durante a 34ª edição do GMPV, em Natividade, na região sudeste do Estado, a 220 quilômetros de Palmas. “Agora sim, eu me sinto adulta. Mais que documentos, o que eu consegui, hoje, foi ser cidadã,” disse satisfeita a jovem.

Flavyanne é descendente de quilombolas e moradora do município de Chapada de Natividade, um dos 7 municípios atendidos por esta 34ª edição do programa. Os pais, Seu Virgílio Teixeira e Dona Francisca Rodrigues, também percorreram os cinco quilômetros que separam Chadapa da Natividade do município sede desta edição do GMPV, onde também receberam os benefícios.

Exemplos como o da família de Flavyanne provam que com o programa, o Governo do Tocantins cumpre um dos princípios básicos da gestão pública eficaz: a garantia da satisfação das necessidades coletivas e do bem estar das populações, independentemente da localidade. Esta proporção impressionante de atendimentos responde a uma demanda importante no Estado. “Trazer a cidadania, a dignidade à população é o dever de todo gestor público. Chegar aos três milhões de atendimentos só reforça que temos trabalhado sempre a favor do cidadão,” comemorou o governador Marcelo Miranda no evento em Natividade.

O maior benefício está nas ações voltadas para o desenvolvimento da cidadania. Exames oftalmológicos e a emissão de documentos pessoais foram os principais serviços procurados no programa. Há casos de pessoas com idade superior a 80 anos, que só depois do GMPV passaram a figurar como cidadãs, porque puderam tirar a Certidão de Nascimento. Há, ainda, muitos que ganharam melhor qualidade de vida ao terem solucionado problemas de visão ou ainda garantido a aposentadoria. Sem contar a solução de pendências jurídicas.

Com a iniciativa, o governo do Estado colabora com os municípios no atendimento a uma demanda que sozinhos teriam dificuldade em solucionar, sobretudo na área social, e também em obras de infraestrutura, a exemplo de estradas, construção e reforma de escolas e moradias. “O governo estadual vem para o município com toda uma estrutura que nós, prefeitos de municípios pequenos, não teríamos condições de montar”, complementa Joaquim Rodrigues Ferreira, prefeito de Natividade.

O GMPV iniciou em 2005 e, desde então, já levou cidadania e desenvolvimento a todas as regiões do Estado. Desde a pequena cidade de Oliveira de Fátima, na região central do Estado, com seus 1,06 mil habitantes, à mais desenvolvida, Araguaína, no norte, receberam os benefícios do programa. Embora nem todas tenham sediado, até o momento o programa, todas, direta ou indiretamente, foram contempladas com os serviços ofertados, atendendo ao caráter municipalista do governo do Estado.

Comentários (0)