No último Diário Oficial do ano, Gaguim exonera secretariado e promove 185 militares e bombeiros

Num ato polêmico, depois de baixar decreto na mesma edição do diário Oficial que circulou na tarde desta sexta-feira, 31 de dezembro, o governador Carlos Gaguim promoveu de uma só vez 185 militares, entre policiais e bombeiros. O diário traz ainda a ...

Reduzindo à metade, através de decreto, o interstício do Corpo de Bombeiros - intervalo de tempo necessário por lei para qualificar o militar à promoção - o governador Carlos Gaguim (PMDB) aproveitou o último dia do seu mandato para promover 185 militares do quadro dos Bombeiros e da PM, passando por cima de critérios de antiguidade, e provocando a revolta de boa parte da tropa, manifestada por diversos telefonemas à redação do Site Roberta Tum, no final da tarde desta sexta-feira, 31, logo que o diário circulou na internet.

A lista de promoções é extensa. Foram 22 sargentos da PM promovidos à Sub-tenentes; oito oficiais com posto de major promovidos à tenente coronel, sete capitães promovidos a major, dois tenentes a capitão, 21 cabos promovidos a 1º Sargento, 18 soldados promovidos a cabo. Dos músicos, cinco sargentos ascenderam ao posto de sub-tenente. Ainda da PM 80 sub-tenentes foram promovidos a 1º Tenente.

No quadro de Praças da reserva remunerada foram mais cinco promoções, sendo quatro cabos à condição de 1º sargento e um sargento a Sub Tenente. Entre os diversos quadros do corpo de Bombeiros foram mais 23 promoções.

“Isto é um absurdo, uma bagunça, uma ilegalidade”, desabafou um policial militar que pediu para não ser identificado, durante ligação feita ao Site RT no começo da noite. Segundo informou, os critérios foram desrespeitados, e o ato do governador deu prioridade à quem não tinha antiguidade, sobre militares que aguardam promoções há mais tempo e ficaram de fora da lista dos promovidos há seis meses.

Exonerando secretariado e movimentando recursos

O governador aproveitou ainda o último dia do ano para exonerar todo seu secretariado. Ao todo 66 integrantes do primeiro e segundo escalão, secretários, sub-secretários e presidentes de autarquias foram exonerados num só ato.

O Diário Oficial trouxe também suplementação de recursos para diversas pastas, transferência de dotação orçamentária e autorizações diversas de ordem financeira. Não houve a publicação de cancelamento de empenhos no primeiro Diário Oficial disponibilizado com a data de 31 de dezembro.

Comentários (0)