Palestra sobre programa Viagua será apresentada nesta terça durante programação da Semana Estadual da Água

Nesta terça-feira, 22, dando continuidade a Semana da Água será realizada palestra "A Água e a Saúde", misnistrada pelo engenheiro agrônomo Claudio Ferreira Flatin. A palestra acontece às 15h30, no auditório da Unitins....

O Programa de Vigilância da Água (VIGIAGUA), da Secretaria da Saúde de Palmas, (Semus), será destaque na Semana Estadual da Água, com a palestra “Á Água e a Saúde”, que será ministrada pelo Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, engenheiro agrônomo Claudio Ferreira Flatin, nesta terça-feira, 22, às 15h30, no auditório da Unitins.

De acordo com Cláudio Flatin, para garantir a água potável consumida pela população da Capital, a Semus faz 89 coletas de mostras de água, mensalmente, para análise da qualidade, em laboratório, sendo 53 onde é consumida e 36 onde é produzida. “Esses exames atendem parâmetros fisico-químicos, que medem o PH (acidez), a turbidez (coloração) e a quantidade de cloro existentes na água. Avaliamos também os aspectos microbiológicos, ou seja, os coliformes totais, para garantir que a água esteja livre de qualquer tipo de micróbios”, explica o especialista.

Da origem ao destino

Segundo Flatin, o Programa de Vigilância da Água analisa e fiscaliza a água desde o início (Estação de Tratamento da Saneatins), passando pelas redes de distribuição até o consumidor. “Neste último, analisamos também a água de Soluções Alternativas Coletivas, oriundas de poços artesianos, utilizadas em condomínios e escolas; Soluções Alternativas Individuais, de origem de cisternas e poços individuais”, relata o coordenador.

O Programa de Vigilância da Água cobre 100% de Palmas, garantindo a potabilidade da água a mais de 220 mil habitantes. O VIAGUA baseia-se na legislação: Decreto 4.726/03, Lei Municipal 1.416/05 e Portaria 518/04 do Ministério da Saúde.

Através de água sem controle de qualidade, o consumidor pode se contaminar por inúmeros tipos de doenças, entre elas: hepatites, diarreias, gastroenterites, verminoses, esquistosomoses e outras doenças transmitidas por protozoários e bactérias. (Da Assessoria)

Comentários (0)