Palmas Fashion Week começa nesta quinta: quatro desfiles vão destacar tocantinidade e novas tendências

O Palmas Fashion Week tem início nesta quinta-feira, 25, no Jalapão Hall, no Shopping Capim Dourado. O evento que vai até o próximo dia 28 de agosto vai destacar a tocantinidade e as novas tendências. Estão programados quatro desfiles, onde serão apr...

O Tocantins passa a fazer parte do calendário da moda brasileira. De 25 a 28 de agosto acontece o Palmas Fashion Week - PFW, onde serão apresentadas as novas tendências.

A Tocantinidade é o grande mote da edição 2011 do Palmas Fashion Week. O evento será realizado no Jalapão Hall, no Shopping Capim Dourado, com início dos desfiles previstos para às 20 horas. Entre as diversas coleções de profissionais renomados estará presente também a produção local, através do artesanato do Babaçu e Capim Dourado, projetos que são desenvolvidos pelo Sebrae Tocantins, Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e instituições parceiras.

Estão programados quatro desfiles, onde serão apresentadas as coleções: “Palmas para o Tocantins”, “Coleção Jalapa” e “Coleção Babaçu Brasil”, todas feitas a partir da matéria-prima do capim dourado e babaçu, produzidas por artesãos que recebem consultoria e capacitação com profissionais renomados do mercado brasileiro da moda.

Através do desfile o público poderá conferir mais que produtos de artesanato: o resultado de todo um trabalho social, econômico e ambiental desenvolvido junto aos artesãos. Tudo isso é fruto de uma ação realizada nos últimos anos, onde vem se consolidando a cadeia do artesanato como a principal fonte de renda dos artesãos. Esse resgate tem sido feito por meio da preservação da identidade cultural, do incremento da produção e da melhoria da qualidade dos produtos artesanais obtidos a partir do coco babaçu e do capim dourado, da agregação de valor e do aumento das vendas, sem esquecer da questão sustentável.

Hoje, a cadeia do artesanato se prepara para atender a demanda do mercado nacional e internacional. Os artesãos da região do Jalapão, por exemplo, ganharam recentemente mais um incentivo para a produção. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) aprovou o pedido de Indicação Geográfica (IG), que reconhece oficialmente àquela região como centro produtor de arte em Capim Dourado, criando um diferencial que vai ampliar a competitividade, a qualidade das peças fabricadas e ainda para os compradores, a certeza da origem dos produtos.

Sobre o PFW

O Palmas Fashion Week mostrará ainda as coleções de roupas de mais de vinte lojas. Para apresentação das peças foram contratados modelos locais (que passaram por capacitação), modelos de agências de Brasília e ainda a participação de atores globais, como Alexandre Slavieiro, Ricardo Tozzi, Ildi Silva e o ex-bbb Fernando Fernandes – ele ficou paraplégico depois de um acidente de carro e hoje defende a bandeira da acessibilidade -. O evento também terá uma parte cultural com a apresentação dos cantores Dudu Nobre, Zé Geraldo, Leone e Beto Guedes no Espaço Vip.

Programa dos desfiles do artesanato:

Dia 25.08 – Coleção “Palmas para o Tocantins” – Capim Dourado

Dia 26.08 – Coleção “Babaçu Brasil” - Babaçu

Dia 27.08 – Coleção “Jalapa”– Capim Dourado

Dia 28.08 – Mix das três coleções

A entrada para o espaço dos desfiles é gratuita e estará disponível a partir das 19h. (Da Assessoria)

Comentários (0)