Papiloscopistas do TO participam de encontro Nacional

O Tocantins passou a integrar o grupo de elite para atendimento rápido a acidentes de massa. A indicação de papiloscopistas representando o Estado aconteceu durante evento realizado nos dias 18 e 19 de junho em Goiânia-GO, o I Encontro Nacional de Ne...

 O encontro contou com a participação de uma caravana do Tocantins e debateu entre outros temas, a padronização dos procedimentos periciais necropapiloscópicos e reuniu papiloscopistas dos 26 Estados e do Distrito Federal.Um dos principais assuntos abordados foi a identificação de vítimas de desastres de massa de repercussão nacionalcomo acidentes aéreos.

Casos como o da queda do avião da GOL em 2005, na serra do cachimbo - MT, o da TAM, em 2007, na cidade de São Paulo e o recente desastre do vôo 447 da Air France, nas águas internacionais entre o Brasil e a África foram temas de exposição dos palestrantes.

Nesses casos, 90 por cento das vítimas são identificadas pelo processo datiloscópico, que é feito pelo Papiloscopista.

Foi formado um grupo de elite para atendimento rápido, especializado na identificação de vítimas desse tipo de desastre. O Tocantins indicou dois membros para o grupo, que terá a tarefa ainda, de padronizar os procedimentos necropapiloscópicos de todo o País.

Os profissionais escolhidos foram o Papiloscopista Tito Lustosa, que também é biomédico como membro efetivo e a papiloscopista Débora Moraes, graduada em publicidade e marketing como suplente.

A escolha dos integrantes do grupo foi feita pelo critério de maior experiência na identificação de corpos por Estado e depois de eleição em plenário. O Tocantins, além de ter essa experiência, foi um dos que tiveram participação mais efetiva no encontro. Foram oito Papiloscopistas das cidades de Palmas, Gurupi, Dianópolis e Alvorada.

O evento contou com o apoio da SENASP/MJ e de algumas Secretarias da Segurança Pública, a exemplo da SSP/TO. (Com informações da Assessoria de Comunicação)

Comentários (0)