Para comemorar os 19 anos de emancipação política do município de Pau d’Arco, localizado a Noroeste do Estado, a 422 km de Palmas, a prefeitura está organizando uma programação diversificada, entre os dias 4 e 7 de fevereiro, no Parque Poliesportivo Recanto dos Ipês. A programação busca beneficiar a população com ações sociais, educativas, de entretenimento e lazer.
Nos dias 4 e 5, o Balcão da Cidadania, iniciativa da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), disponibilizará serviços de expedição de documentos, atendimento de INSS e da área da saúde com multi vacinação, atendimento odontológico e clínico.
Ainda dentro da programação, em parceria com a Adapec, o Naturatins e o Ruraltins, haverá palestras educativas sobre Calazar e dengue, Hanseníasde e DST/Aids; e na área de agricultura, sobre Caprino-ovinocultura, Piracema e Novas Medidas para Pesca, Sanidade Vegetal no cultivo do Abacaxi, Balde cheio e Acesso ao Pronaf.
A programação conta ainda com culto ecumênico, campeonatos de futsal, voleibol, truco, sinuca, motocross, além de cavalgada, desfile da “Garota Pau d’Arco 19 anos” e shows com as bandas “Chamego Arrochado” (Araguaína), “Forró Perfeito” (Brasília) e “Di Levada” (Palmas).
História
O município foi criado em 5 de outubro de 1989 e instalado em 1º de janeiro de 1993 e o aniversário é comemorado em 10 de fevereiro. A origem do município deve-se à proximidade com as áreas de exploração da borracha, no sertão do Estado do Pará. Além de fornecer lenha abundante para os navegantes, que iam rumo a Belém, era um bom local para descanso. Logo passou a ser o principal porto de embarque da borracha. Ao final do ciclo da borracha, a exploração madeireira ganha força, além da atividade agropecuária e a caça de animais silvestres. Em 1955, a extração de cristalino gorgulho (Arapoema) e ametista (Pará), deu enorme impulso ao desenvolvimento econômico de Pau d’Arco, então distrito de Araguacema. Mas foi somente em 1991 que o movimento pela emancipação de Pau d’Arco do município de Arapoema chegou ao fim com sua autonomia.
Programação
Dia 4 – quinta-feira
8h – Caminhada da terceira idade
Palestra educativa sobre hanseníase e DST/Aids
Atendimento do programa Balcão da Cidadania
14h – Palestra educativa sobre calazar e dengue
20h – Culto ecumênico
Dia 5 – sexta-feira
8h – Momento cívico com alunos e professores
Palestra educativa sobre hanseníase e DSTAids
Atendimento do programa Balcão da Cidadania
14h - Palestra educativa sobre Calazar e Dengue
20h – Luta do travesseiro
22h – show com a banda Chamego Arrochado, de Araguaína.
Dia 06 – sábado
8h – Palestra Caprino- Ovinocultura (Adapec)
Palestra – Piracema e Novas Medidas para pesca (Naturatins)
Futsal Infantil
9h – Corrida de Cavalo
9h30 – Palestra – Sanidade Vegetal no cultivo de Abacaxi
13h – Futsal Adulto
Canastra
14h – Palestra Balde Cheio –Ruraltins
15h – Futebol Society
15h30 – Palestra – Aceso ao Pronaf (Ruraltins)
16h – Cavalgada
18h – Bingo beneficente para reforma da Igreja de São Domingo de Gusmão
20h – Desfile Garota Pau d’Arco 19 anos
22h - Show regional Di Levada de Palmas
Dia 07 – Domingo
8h – voleibol de dupla
Sinuca
Truco douradão
16h – MotoCross
22h - Forró perfeito de Brasília
(com informaçãoes da assessoria da prefeitura Pau d’Arco)
Comentários (0)