Perfil da Juventude norteará novas políticas públicas

O Perfil da Juventude 2008/2009 é "política de Estado" e não de governo e ficará como marco para as gestões públicas em todas as esferas, porque "planejar é muito importante". Foi fazendo estas ênfases que o secretário estadual de Juventude, Ricardo ...

Comparando os dados deste levantamento com a outra pesquisa feita em 2006, Ayres destacou avanços. Um dos destaques, a elevação da escolaridade e o crescimento nos índices de jovens com acesso à internet e que fizeram qualificação profissional. Segundo secretário, a parceria com o Ministério das Comunicações, em 2006, foi decisiva para este avanço. Mas “ainda é preciso fazer mais, é preciso aprimorar as ações, para que os programas ganhem mais qualidade”, disse Ayres, numa referência aos programas Projovem Trabalhador  Urbano e o Juventude Cidadã.

Municipios

Ele ainda alertou que de posse dos dados, cada município deve promover ações pontuais e projetos que beneficiem os jovens. O Perfil da Juventude entrevistou 16.500 jovens nos 139 municípios tocantinenses. E apontou os desejos e anseios por mais lazer, esporte, oportunidade de trabalho, inclusão digital, empreendedorismo. O Perfil da Juventude 2008/2009 será disponibilizado em duas versões: uma geral e outra detalhada para cada município.

Ao anunciar a entrega oficial dos dados do Perfil, Ricardo Ayres foi enfático ao dizer que todas as “ações só se realizaram por causa da vontade política e da determinação” do governador Marcelo Miranda. Ayres ainda antecipou que fará nos próximos dias a entrega do Plano Estadual da Juventude, documento que junto com o Perfil da Juventude, “consolidam o trabalho realizado” em prol da juventude. O Plano contém as demandas apresentadas pelos jovens tocantinenses nas conferências municipais e estadual realizadas em 2007 e 2008. Para encerrar, o secretário fez um trocadilho. “Nós não somos um país de jovens, somos os jovens deste país”.

Comentários (0)