Pesquisa da CDL aponta que homens lideram intenção de compras para o Dia dos Namorados; expectativa é que vendas aumentem em 15 %

Segundo pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas -CDL em parceria com a IB-Consulting vestuários e perfumes estão entre os produtos mais lembrados pelos palmenses para o Dia dos Namorados. De acordo com a pesquisa, os shoppings serão os loc...

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas - CDL /Palmas e a IB-Consulting mapearam a intenção de compras do consumidor palmense para o Dia dos Namorados. Considerando que 65,0% dos entrevistados são solteiros e apenas 35% tem algum tipo de compromisso, a pesquisa revela um cenário otimista em relação às vendas na data, pois 48,5% dos entrevistados possuem a intenção de comprar presentes nesta data.

Por meio dos resultados da pesquisa a CDL apurou que mesmo os solteiros pretendem comprar presentes para alguém que consideram especial. Outro detalhe é que 61,1% dos entrevistados do sexo masculinho disseram que pretendem comprar presentes, enquanto apenas 41,4% das entrevistas com o sexo feminino também afirmaram que sim, ou seja, os homens têm maior possibilidade de ir às compras que as mulheres para o Dia dos Namorados.

Produtos

A maior demanda por produtos, conforme apontado para a primeira opção de presentes será na categoria de vestuários com 38,5%, seguida de perfumaria (27,1%) e jóias (7,3%). Um detalhe a ressaltar é que o chocolate (4,2%) aparece em 7º lugar quando analisado como primeira opção, mas como 3ª opção ele é unânime (100%) a opção de compra, ou seja, quem não conseguir encontrar as primeiras opções deverá comprar chocolate. O chocolate, portanto poderá ser muito procurado como opção de presente, principalmente se considerarmos que muitos deixam para escolher o presente na última hora.

Onde comprar?

As lojas de shopping e lojas de ruas foram respostas quase unânimes como escolhas de local de compras. Observa-se que 46,9% dos pesquisados têm preferência em comprar nos shoppings e 43,8% optarão em fazer compras nas lojas de rua. Outro aspecto positivo são a forma de pagamento e os valores que os consumidores pretendem gastar.

Quanto e como pagar?

Os entrevistados afirmaram que pretendem pagar à vista (63,9%), seguidos do cartão de crédito (25,8%) e crediário (9,3%). A faixa de R$ 100,00 a R$ 299,99 registrou o maior percentual com 66,6% da intenção de gastos dos entrevistados. Seguindo a tendência positiva podemos adicionar que 53,6% dos entrevistados, ou seja, a maioria dos entrevistados afirmou que darão um presente com valor maior que a do ano passado.

Desafios

O desafio dos lojistas é melhorar a qualidade do atendimento, pois 37,5% dos entrevistados afirmaram ser a maior dificuldade enfrentada no ato da compra, sendo que esta categoria foi avaliada com 71,5% dos entrevistados que a considerou comoregular/ruim/péssimo. Com esses percentuais e o investimento adequado na melhora do atendimento, o cenário torna-se ainda mais positivo com a perspectiva de vendas aquecidas para esse Dia dos Namorados.

Perfil do entrevistado

Os questionários foram aplicados nas avenidas JK, Tocantins (Taquaralto) e na avenida comercial das Arnos, além dos dois shoppings da Capital. Dos 200 entrevistados 64,0% são mulheres e 36,0% homens. A faixa etária predominante é de 15 a 24 anos sendo 51,5% dos entrevistados. Em relação a renda mensal a maioria possui de R$ 541,00 a R$ 2.700,00 reais, sendo 69,5% dos entrevistados. (Com informações da assessoria)

Comentários (0)