Pesquisa Ibope/Acipa aponta Lélis isolado à frente com 52% da preferência do eleitor em Palmas: Luana tem 10% e Wanderlei 8%

Pesquisa Ibope/Acipa, realizada em Palmas entre os dias 16 e 18 de dezembro entrevistou 602 eleitores sobre questões gerais da vida na capital, aprovação e rejeição das gestões estadual e municipal e intenção de voto para prefeito no próximo ano. Iso...

Com a margem de erro de 4% para mais ou para menos, o Ibope confirmou em pesquisa encomendada pela Acipa, a liderança isolada do deputado Marcelo Lélis(PV), na preferência do eleitor faltando pouco mais de nove meses para as eleições municipais em Palmas. Cedido na noite de ontem com exclusividade ao Site Roberta Tum, o resultado da pesquisa mostra a deputada Luana Ribeiro(PR) em segundo lugar, com 10%, seguida de perto, num empate técnico com o deputado do PSB, Wanderlei Barbosa(PSB), com 8%.

Primeira simulação

Trabalhando com o fato de que não existem candidaturas registradas, a Acipa encomendou ao Ibope a simulação de vários quadros, variando os nomes dos candidatos a fim de testar os principais nomes que surgem como pré-candidatos em reuniões partidárias fartamente divulgadas pela imprensa.

No primeiro quadro, a pontuação dos pesquisados, por ordem de preferência obtida na espontânea é: Marcelo Lélis (52%), Luana Ribeiro (10%), Wanderlei Barbosa(8%), Eli Borges(5%), Edna Agnolin (4%) e Carlos Amashta(2%). Neste quadro, 11% votariam branco ou nulo e 8% não responderam.

Outras possibilidades

Quando o nome do PR é substituído pela ex-deputada federal e ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz, e o nome do PMDB é substituído pelo ex-governador Carlos Gaguim a preferência do eleitor varia assim: Marcelo Lélis (54%), Wanderlei Barbosa (9%), Nilmar Ruiz (6%), Edna Agnolin (4%), Carlos Gaguim (3%), Carlos Amashta (2%). Neste caso 13% votariam em branco ou nulo e 10% não sabem ou não responderam em quem votar.

Se por outro lado o nome do PMDB for o da ex-primeira dama Dulce Miranda, a proporção sobe para: Marcelo Lélis (56%), Wanderlei Barbosa (9%),Nilmar Ruiz(5%) Edna Agnolin (4%), Dulce Miranda (3%),Carlos Amashta(1%). Nesta hipótese 13% votariam em branco ou nulo e 9% não sabem ou não responderam em quem votar.

Na hipótese de concorrerem Eli Borges pelo PMDB e Nilmar Ruiz pelo PR, a preferência do eleitor se divide assim: Marcelo Lélis (55%), Wanderlei Barbosa(8%), Eli Borges (6%), Nilmar Ruiz (5%), empatada com Edna Agnolin (5%) e Carlos Amashta (1%). Neste quadro 12% dos votos seriam brancos e nulos e 9% não sabe ou não respondeu em quem votaria.

Polarização favorece Marcelo

Trabalhando com a hipótese de um quadro de polarização entre dois candidatos, considerando Marcelo Lélis(PV) enfrentando individualmente Luana Ribeiro, ou Edna Agnolin, ou Dulce Miranda, o percentual do presidente do PV ultrapassa a casa dos 60% da preferência do eleitorado.

Dados técnicos

A amostragem divide homens e mulheres em grupos definidos por idade a saber: de 16 a 29 anos; 30 a 39, 40 a 49, 50 anos e mais. A escolaridade foi pesquisada em grupos assim divididos: até a 4ª série, 5ª a 8ª, ensino médio e superior. A renda variou de até dois salários mínimos, de 2 a 5 e mais de 5. As avaliações do governador Siqueira Campos e do prefeito Raul Filho tiveram pontuação variando entre ótima/boa, regular, e ruim/péssima.

(Obs: permitida a reprodução desde que citada a fonte e o link: www.robertatum.com.br ,sob pena de aplicação da lei de Copyright)

Comentários (0)