Pesquisadores da Unitins farão monitoramento de água no Estreito

Os pesquisadores do Nemet-RH ? Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos, departamento de pesquisa da Unitins ? Fundação Universidade do Tocantins, estão realizando a 10ª campanha de medição de quantidade e qualidade água na área de abrangê...

O Nemet-RH desenvolve o trabalho de monitoramento hidrossedimentométrico, que é a medida de quanto sedimento está sendo carregado nessa vazão. Essa pesquisa acompanhará a vazão do rio e o comportamento desse material sólido que é carregado todos os dias, para ver se há aumento ou diminuição de sedimentos. Também servirá como um instrumento para determinar a causa se houver algum tipo de impacto além do cálculo gerado pelo empreendimento.

 

O trabalho será realizado em diversas localidades que serão afetadas pelo enchimento do lago. De acordo com José Luiz Cabral, meteorologista do núcleo, a intenção é monitorar o impacto que o empreendimento vai ocasionar no curso do rio. ''Esse acompanhamento é importante para saber quanto material está sendo transportado no trecho do reservatório, além de ajudar a determinar o tempo de vida útil da usina'', explicou o pesquisador.

 

Até o final da construção da usina em Estreito (MA), os pesquisadores do Nemet-RH prosseguirão com o monitoramento de vazão e sedimentos.

 

Comentários (0)