Pesquisadores tocantinenses terão acesso a serviços do IBICT

Convênio firmado na quarta-feira passada permitirá que pesquisadores tocantinenses tenham acesso ao sistema eletrônico de editoração de revistas, biblioteca de teses e divulguem produção científica...

O conhecimento científico produzido no Tocantins estará ao alcance de outras instituições em qualquer lugar do País, além de ficar mais perto da sociedade. Na quarta-feira, 9 em solenidade realizada no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que prevê que os pesquisadores tocantinenses tenham acesso a serviços como o sistema eletrônico de editoração de revistas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e um sistema repositório para preservação e redistribuição de informações em formato digital.

Para o diretor do IBICT, Emir Suaiden, o convênio vai ampliar e melhorar a produção científica do Estado. “Esses programas são muito importantes para a própria qualificação do pesquisador. Ele passa a ter onde publicar, como publicar numa revista de qualidade e ter acesso às bibliotecas digitais do mundo inteiro”, pontuou. Já o secretário Osmar Nina Garcia explicou como os pesquisadores terão acesso às informações. “Na página da secretaria nós temos um link direto com o instituto e daí os pesquisadores já poderão começar a trabalhar”, frisou. Abraham Damian Zuniga, professor e pesquisador de Engenharia de Alimentos, foi um dos que comemorou essa parceria.

Comentários (0)