Pesquisas não precisam ser registradas fora do período eleitoral

O questionamento do PR, publicado por outro veículo de comunicação na manhã desta terça-feira, 13, a cerca de pesquisa do Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Site Roberta Tum na semana passada não tem fundamentação jurídica, segundo nota encamin...

Não há necessidade de registro de pesquisas para orientação partidária, fora do período eleitoral, nem impedimento legal para sua divulgação. A informação, que consta do calendário eleitoral - publicado em anexo - foi confirmada novamente na tarde desta terça-feira, 13, pelo partido Democrata, que contratou a pesquisa ao Ipespe, instituto do marqueteiro e jornalista Antonio Lavareda.

Um questionamento feito pelo PR quanto à pesquisa Ipespe divulgada na semana que passou com exclusividade pelo Site Roberta Tum foi distribuído à imprensa, e publicado mais cedo gerando questionamentos de internautas através de emails e comentários deixados no Site RT. Já nossa redação não recebeu qualquer questionamento por parte do PR, ou da assessoria do senador João Ribeiro, razão pela qual não foi publicado.

Confira a íntegra da nota do DEM

Nota de Esclarecimento

A cerca de matérias divulgadas na imprensa regional em que o PR anuncia que entrará najustiça em funçao de pesquisa feita pelo Democratas, o partido vem informar que cumpre integralmente a legislaçao e o calendário eleitoral para 2010 que permite atén 31 de dezembro de 2009 a divulgação de pesquisas sem a necessidade de registro, conforme determinaçao o TSE. Somente a partir de 1 de janeiro de 2010 é que, conforme o calendário eleitoral determinado pelo TSE (cópia em anexo) ficam proibidas tais pesquisas.

Veja aqui o calendário eleitoral completo

Comentários (0)