Um trecho da TO 181, que liga Araguaçu a Novo Planalto-Goiás, tem causado transtornos e reclamações aos moradores de Araguaçu. O fazendeiro Hélio Abreu Cavalcante explicou que 50 km da rodovia estão sem asfalto e cheio de buracos, também contou que no período de chuva passar por esse local é quase impossível.
Segundo Cavalcante, a cidade não possui recursos necessários para atender a população em caso de alguma doença grave e por isso é preciso levar ao hospital de Gurupi, localizado a 200 km de Araguaçu. "E se alguma pessoa estiver precisando ser atendida com urgência pode não dar tempo de ser socorrida por causa das condições da estrada", afirmou o fazendeiro explicando que se essa parte da rodovia estivesse em condições transitáveis Porangatu-GO, que fica a 100 km da cidade, poderia ser utilizada para oferecer um atendimento mais rápido.
O fazendeiro contou ao Site Roberta Tum que as obras de pavimentação já foram iniciadas, mas não há previsão para conclusão e que a pavimentação do trecho trata-se, apenas, de promessas feitas em campanhas eleitorais. “Todo ano de eleição é assim, fazem promessas, todo mundo lembra que essa área aqui é desassistida. Os políticos ganham e a gente continua isolado” afirmou.
Prejuízos
Cavalcante explicou que os prejuízos à população são muitos, a economia local é afetada e danos são causados aos veículos dos moradores que precisam passar na TO. “Já perdermos muitos fornecedores que desistiram de entregar as mercadorias porque a estrada está ruim. Os carros vivem caindo nos buracos e estraga tudo. A cidade fica no prejuízo e ninguém faz nada”, alegou o fazendeiro.
Ainda de acordo com o fazendeiro, existe um desvio por Alvorada, mas as despesas aumentam, pois ao utilizar esse percurso há uma diferença de 100 km, o que consome mais combustível e gastos com passagens, para os moradores que dependem de ônibus. “É um custo alto para as pessoas. Quem tem carro gasta mais com gasolina e para quem depende da linha de ônibus aumenta o valor da passagem. O fato é que a gente gasta mais e perde muito tempo”, afirmou Cavalcante.
Seinfra inicia obras
A equipe do Site RT entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura que informou que uma equipe técnica da Residência de Gurupi será enviada nesta semana para avaliar o trecho e fazer os reparos necessários. Ainda segundo as informações, o intenso período de chuvas impediu a realização das obras, o que agravou a situação. (Thaise Marques)
Comentários (0)