PF prende ex-presidente da Valec: Juquinha é acusado de comandar um esquema de corrupção nas obras da Ferrovia Norte-Sul

José Francisco das Neves, o Juquinha, foi preso pela PF nesta quinta-feira, 5. Segundo as informações do MPF Juquinha teria construido um patrimônio de 60 milhões de reais com recursos desviados de obras públicas e teria comandado um esquema de corru...

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira José Francisco das Neves, o Juquinha, ex-presidente da Valec, que administra as ferrovias brasileiras. Ele é acusado de comandar um esquema de corrupção nas obras da Ferrovia Norte-Sul, coordenadas pela empresa Contran. Juquinha foi detido em Goiânia.

A investigação que motivou a operação "Trem Pagador" teve início em agosto de 2011, um mês depois que VEJA revelou irregularidades na gestão de Juquinha à frente da Valec. Segundo as investigações, ele fazia parte de um esquema de superfaturamento de obras e cobrança de propina que favorecia a cúpula do PR. Juquinha acabou perdendo o cargo em seguida.

Segundo o Ministério Público Federal em Goiás, responsável pela operação, Juquinha, sua mulher e os três filhos adquiriram um grande volume de fazendas, casas luxuosas e apartamentos com dinheiro sujo – e chegaram até mesmo a abrir empresas para administrar o vasto patrimônio imobiliário.

Durante a operação, foram apreendidos aproximadamente 60 milhões de reais em bens e recursos bancários. Quando foi candidato a deputado federal, em 1998, Juquinha declarou ter um patrimônio de R$ 560mil.

Os investigadores dizem que o ex-presidente da Valec usava o nome de familiares para esconder o volume de bens incompatível com o salário que recebia. Ao todo, quatro pessoas foram presas – inclusive a mulher de Juquinha, Marivone Ferreira das Neves, e um filho dele, Jader Ferreira das Neves. Outras sete foram conduzidas para prestar depoimento. As contas bancárias de nove acusados foram bloqueadas. (Da Veja) 

Comentários (0)