Plataforma virtual une jovens em projeto de educação à distância

O projeto Escola da Juventude, plataforma digital criada e mantida pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual da Juventude já está em funcionamento e é disponibilizada por meio dos Centros da Juventude/Telecentros Comunitários. ...

Ilha do Bananal, Praia Norte, Jalapão, Abreulândia, Arapoema, Combinado, Silvanópolis. Nestes locais, separados por muitos quilômetros de distância, vivem pessoas que não se conhecem, mas foram unidas pela tecnologia, em torno de cursos de qualificação e/ou atualização. São alunos do projeto Escola da Juventude, plataforma digital criada e mantida pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual da Juventude, que já está em funcionamento e é disponibilizada por meio dos Centros da Juventude/Telecentros Comunitários.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se inscrever e freqüentar um curso virtual, basta fazer um cadastro nas unidades dos Centros da Juventude. É necessário também dispor de interesse em aprender e disciplina para organizar o próprio horário de estudo. Os primeiros três cursos ofertados: Informática Básica, Planilhas Eletrônicas e Direitos Humanos e Cidadania já começaram, com carga horária de 20h.

Segundo o secretário Ricardo Ayres, “um jovem de Lizarda (leste do Tocantins) pode muito bem formar um grupo de estudos com outros que moram em Esperantina, tudo facilitado pela tecnologia”, explicou Ayres. Não há limite de vagas. O cadastrado recebe um cartão de usuário, que controlará a freqüência e o acesso à Escola da Juventude.

A nova plataforma educacional foi desenvolvimento pelo IPDE - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação, que também será a instituição responsável em avaliar, certificar os alunos e aperfeiçoar o programa. A coordenação do projeto deve liberar, ainda em junho, a oferta de outros dois cursos: editores de texto e auxiliar administrativo.

Como parte do material de estudo, o aluno recebe uma apostila impressa. Ao acessar o portal da Escola da Juventude na internet, ele também acompanhará o conteúdo auto-explicativo, com linguagem ágil, de fácil compreensão, além de exercícios práticos e testes de conhecimento na área escolhida. O projeto já é considerado uma das maiores plataformas de educação virtual gratuita do Brasil.

Comentários (0)