PMDB se reúne para discutir composições: Josi diz que decisões têm causado "estresse", mas que posição da sigla não mudou

Acontece logo mais a noite uma reunião do PMDB onde deve ser debatido o rumo que o partido deve tomar. Contudo, de acordo com o deputado Eli Borges (PMDB), o resultado das convenções municipais, que na capital uniu o PMDB e o PSDB é assunto "sa...

O deputado Eli Borges (PMDB) informou ao Site Roberta Tum que a reunião do Diretório Estadual do partido, marcada para o início da noite desta quinta-feira, 5, vai tratar dos rumos que o partido vai seguir. De acordo com o deputado, as alianças políticas feitas em todo o Estado é assunto que já foi “sacramentado” nas convenções municipais.

Eli Borges argumentou que “embora esteja sendo dado grande destaque para a situação na Capital, o PMDB conta com quase 50 candidatos disputando prefeituras do interior e precisa traçar uma estratégia para eleger o maior número de prefeitos possível”.

O deputado afirmou também que, embora na Capital, o PMDB tenha decidido apoiar o deputado Marcelo Lélis (PV), da base do governo, o partido continua na oposição. “A posição dos deputados não mudou. Eu não consegui emplacar minha candidatura a prefeito de Palmas e entreguei a decisão de indicar um nome ou apoiar alguém para o partido”, justificou.

Eli Borges argumentou também que “o PMD disputa Prefeituras importantes no Estado como Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, por exemplo. Queremos eleger o maior número de prefeitos e vereadores”, lembrou o deputado.

POsição não mudou

Ainda na sessão desta quinta-feira, 5, na Assembleia Legislativa, os deputados da bancada oposicionista na fizeram pronunciamentos para expressar apoio à composição partidária formada pelo PMDB e pelo PSDB no pleito municipal de Palmas e na eleição da Mesa Diretora do Parlamento, marcada para a tarde de hoje. No entanto, alegam que a oposição ao Governo continuará.

A motivação das manifestações foi uma resposta aos questionamentos do deputado governista José Bonifácio (PR), que criticou a falta de rumo político do PMDB no processo eleitoral deste ano. “A oposição na Casa acabou”, disse Bonifácio.

Em seu discurso, a deputada Josi Nunes (PMDB) disse que as decisões tomadas pelo partido têm causado algum estresse, mas a posição do PMDB não mudou. “Entendo o mal-estar do Bonifácio, mas ele tem que cobrar posicionamento não do PMDB, mas do Governo do Estado, e da sua base política”, disse a deputada.

Josi acrescentou ainda que a situação não representa novidade quanto à ingerência do Executivo na eleição da Mesa Diretora da Casa. “Não há independência do Legislativo no Brasil. A prática é a mesma, sempre foi assim, em todos os governos, com raríssimas exceções”, comentou Josi.

Mesa Diretora

Já o deputado Sargento Aragão (PPS) afirmou que “sobraram” alguns parlamentares oposicionistas. “Mesmo assim é bom lembrar que é natural a participação de deputados da oposição na composição da Mesa Diretora. Isso não impede nosso posicionamento contra ou favor nas votações da Casa”, disse.

Por sua vez, o parlamentar Vilmar do Detran (PMDB) reafirmou que o compromisso do PMDB com a eleição municipal de Palmas, com o Partido Verde (PV). “Nosso caráter oposicionista ao Governo continua o mesmo”, declarou. Já o deputado Eli Borges (PMDB) disse que o apoio do partido ao candidato a presidente da Assembleia tem como base o consenso entre os parlamentares. (Antonio da Luz/Com informações de Penaforte Dias/ Ascom AL)

Comentários (0)