PMDB tem hora da verdade em Brasília com relatório desfavorável a Coimbra

A reunião pode validar a reeleição de Júnior Coimbra à presidência da sigla ou pode terminar com indicativo de intervenção...

Deputado federal Júnior Coimbra
Descrição: Deputado federal Júnior Coimbra Crédito: T1 Notícias

 

O PMDB está reunido em Brasília na tarde desta quarta-feira, 16, para avaliar a situação do partido no Tocantins após as eleições, sem acordo, ocorridas no diretório estadual na última sexta-feira.

 

A Nacional vai ouvir e receber relatório feito pela equipe que indicou para acompanhar as eleições no Estado.

 

Nos bastidores o que se vê é que não é confortável a situação do deputado federal Júnior Coimbra. O presidente, conforme adiantou o Portal T1 Notícias na segunda feira, vai chegar com a proposta de afastamento em favor de que o vice-presidente, o ex-governador Carlos Gaguim, assuma o partido.

 

O argumento de Coimbra é que ele é pré candidato a governador e quer percorrer o Estado. Júnior defenderá que teve uma eleição legítima, conquistada no voto.

 

Seu peso político advém da Câmara Federal. Para quem não entende o atual jogo de forças é fácil fazer as contas: cada grupo tem um deputado federal, mas os Autênticos contam com o reforço da senadora Kátia Abreu, filiada à convite da cúpula do partido, e o aval da presidente da República.

 

Relatório desfavorável

 

O que se ouve nos bastidores é que o relatório da comissão não é nada favorável ao presidente eleito.

 

Os observadores revelarão que não houve empenho de Coimbra em selar o acordo que chegou a ser pré-acertado em Brasília na semana passada.

 

O deputado teria evitado acomodar todas as alas do partido sob seu comando e isolado, de propósito, o ex-governador Marcelo Miranda do processo.

 

Não se sabe ainda qual será o resultado de mais uma reunião, mas a tendência da comissão é apontar que Coimbra não tem condições de agregar todas as forças para o embate político eleitoral do ano que vem sob seu comando. Seu projeto solo atropela as demais lideranças. O resultado do encontro de hoje tanto pode validar a eleição do deputado como terminar com indicativo de intervenção.

 

É aguardar.

Comentários (0)