A Polícia Militar divulgou na manhã desta quinta-feira, 23, em coletiva, o balanço da Operação Carnaval 2012. Segundo informações do Coronel Messias Lopes da Conceição, responsável pelo comando da Polícia em Palmas, que abrange os municípios de Porto Nacional, Paraíso, Miracema e mais 32 municípios, o número de ocorrências, se comparadas ao ano passado, reduziram em 42%. Este ano foram registradas 284 ocorrências contra 434 no ano passado.
“Tivemos um carnaval calmo, dentro do esperado se comparado ao mesmo período do ano passado. O pouco número de foliões que pulou o carnaval na Capital contribuiu para a redução nos números. Tendo em vista que parte dos palmenses se deslocaram para cidades do interior”, afirmou.
Segundo informou o Coronel as maiores ocorrências registradas em Palmas foram furtos, acidentes e violência doméstica. “Em Palmas tivemos alguns casos de furto e acidentes, mas o que se destacou foi a violência contra a mulher. Foram registradas 36 casos, oito a mais que no ano passado. Isso mostra que as mulheres tem buscado denunciar os abusos sofridos”, informou.
O Coronel informou ainda que foram disponibilizados 225 policiais para dar apoio durante a Operação, além da parceria com a Guarda Metropolitana, ATTM e Corpo de Bombeiros que também disponibilizaram parte do efetivo. “Tivemos o apoio de diversos órgãos de fiscalização além de parte do efetivo que trabalha em repartições públicas para dar apoio durante este período”, destacou.
Interior
Já no interior do Estado foram registradas 438 ocorrências contra 445 no ano de 2011 uma redução de aproximadamente 2%. Segundo o Coronel Eurivan Francisco Lima responsável pelo policiamento no interior foram registradas três mortes e uma tentativa de homicídio. “Em Araguaína foi registrada uma tentativa de homicídio dentro do circuito do Carnaval, além de uma morte em Novo Alegre, após discussão entre dois aposentados. Já em Tocantinópolis e Mateiros ocorreram mais duas mortes após abordagem da PM, a Polícia está investigando a participação dos policiais e “se houve ou não abuso de autoridade”, informou.
Lima afirmou também que foram disponibilizados um efetivo de 775 policiais para o interior do Estado e algumas cidades em que não ocorreu programação oficial foram remanejados PM’s para dar suporte nas maiores. O Coronel destacou ainda a participação da Polícia na apreensão de armas e drogas. “Foram realizadas 93 ocorrências, 4724 pessoas abordadas duas armas de fogo aprendidas, oito armas brancas, 29 pedras de crack, 12 papelotes de cocaína e dois papelotes de maconha”, concluiu.
Tranqüilidade
A assessoria da PM informou também que este ano foi registrado o carnaval mais seguro da história de Gurupi. Segundo as informações, mais de 50 mil pessoas passaram pela estrutura montada na Avenida Góias durante os cinco dias de festa. Foi registrada uma redução de 12,3% nas ocorrências se comparadas ao ano passado. Segundo a PM, nenhum incidente grave foi registrado, apenas a apreensão por tráfico de drogas e embriaguês ao volante.
Comentários (0)