Polícia retira famílias do MST de fazenda em Araguatins

Segundo informa assessoria do vereador Bismarque do Movimento (PT), famílias receberam ordem de despejo em 2004 e 2006, mas retornaram à área...

Cerca de 100 famílias foram despejadas da fazenda Santo Hilário, nesta sexta-feira 3, no município de Araguatins. Localizado no norte do Estado, a região conhecida como Bico do Papagaio é marcada por conflitos agrários. O acampamento Alto da Paz ocupado pelo Movimento Sem Terra em 2003, teve ordem de despejo em 2004 e 2006, mas no mesmo ano as famílias retornaram a área.

Segundo informações de fontes do movimento a polícia chegou atirando, prenderam três pessoas e um trabalhador teria sido espancado. Na mesma área um trabalhador foi assassinado em Abril de 2007. Apesar da constante negociação entre as famílias e o INCRA nenhuma solução para o conflito foi encontrada, já que as terras são áreas da União e o impasse está agora no Supremo Tribunal Federal.

Os Movimentos Sociais estão preocupados com a participação direta de policiais no conflito. No acampamento Alto da Paz, as famílias têm grande produção de roças (30 alqueire de mandioca, milho, amendoim, feijão, arroz) e uma casa de farinha. A polícia tem costumeiramente destruído ou permitido a destruição das casas e roças em ações de despejo no Estado.

Comentários (0)