População sofre com atendimento precário de saúde na Capital

O Serviço de Atendimento ao Usuário da Unimed - SAU, em Palmas, registrou um crescimento nos atendimentos de emergência nos últimos dias acima do normal. O motivo é a dificuldade dos usuários do PlanSaúde e Unimed em conseguir atendimento clínico co...

Filiados ao PlanSaúde – Plano de Saúde dos Servidores Estaduais, e  usuários da Unimed estão passando horas na fila para obter atendimento no SAU - Serviço de Atendimento ao Usuário da Unimed, a constatação foi feita no local na noite do dia 31 e na manhã do dia 1º pelo Site Roberta Tum após reclamações por telefone de usuários que acionaram a equipe de reportagem

O motivo da sobrecarga no atendimento apontado por usuários ouvidos na fila é a dificuldade e tempo de até 03 meses de espera por uma consulta nas diversas clínicas que possuem médicos convenciados. As relamações vão desde a morosidade no atendimento, agendamento de consultas  até falta de médicos e profissionais de saúde para atender à população.

No SAU, clima de postinho

Acionado por usuários, o Site Roberta Tum levantou que noite da última quarta-feira, 31, por volta das 21h, mais de 35 pessoas estavam no Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU da Unimed, aguardando atendimento.

Em entrevista ao Site RT na manhã desta quinta-feira, 1°, Eliane Inácio, Administradora do SAU de Palmas, confirmou que a procura por atendimento na unidade tem crescido nos últimos quatro meses. “Tem aumentado o número de usuários nossos, cerca de 10 a 15% nos últimos quatro meses”, disse.

A administradora ressalta que o SAU tem conseguido manter os atendimentos, mas admite que o crescente número de usuários que não estão conseguindo agendar suas consultas pelo PlanSaúde, e lotam o local em busca de atendimento, tem dificultado os atendimentos de urgência do local.

Sobre a falta de médicos, Eliane, falou que ontem foi um dia atípico, onde uma médica faltou. Ainda segundo ela, a diretoria técnica do SAU está tomando as providências para solucionar os problemas de pessoal e de tempo de espera para atendimento.

Mais de duas horas na fila

Muitas pessoas lotavam a sala de espera no SAU nesta quinta-feira, 1°. Segundo informações da recepção do local, somente da 0h dia 31 até as 11h deste dia 1° já teriam sido atendidas 366 pessoas. Das 0h de hoje ate ás 11h,  97 pessoas teriam sido atendidas no local.

Carlos Augusto de Oliveira, um dos pacientes que aguardavam atendimento na manhã desta quinta-feira, no SAU, relatou ao Site RT, “Tem sido muito demorado o atendimento, eu cheguei aqui por volta das 09h15 e estou até agora aguardando, já são quase 11h30”, disse.

Comentários (0)