Por 8 a 2 vereadores aprovam veto do prefeito contra redução de seis secretarias

Nesta terça, 9, os vereadores de Araguaína aprovaram o veto do prefeito ao projeto de lei de autoria da Casa que propôs a redução de seis secretarias da estrutura administrativa.O projeto foi aprovado em fevereiro com voto contrário de apenas um parl...

Na sessão desta terça, 9, em Araguaína, norte do Estado, os vereadores aprovaram por 8 votos a dois o veto do prefeito Valuar Barros (DEM) contra a extinção de seis secretarias da estrutura administrativa do município. O voto foi secreto e apenas um vereador não compareceu à sessão.

O projeto polêmico que propôs a redução visando a economia da máquina administrativa foi de autoria da Casa.O prefeito alegou que o projeto era inconstitucional, assim como a assessoria jurídica da Casa já tinha dado um parecer apontando também inconstitucionalidade na matéria.

De acordo com o projeto das 17 secretarias que o município tem hoje ficariam apenas 11 pastas com cada secretário ganhando R$ 5.2 mil ao invés de R$ 8 mil como é atualmente.

Quando o projeto foi votado, no dia 8 de fevereiro, apenas o líder do prefeito Mané Mudança (DEM) votou contra o projeto. O presidente da Casa, Elenil da Cunha (PMDB) explicou ao Site RT que o intuito do projeto era diminuir os gastos da prefeitura. “ O objetivo do projeto era mostrar que é possível enxugar e economizar deixando apenas as secretarias essenciais, com esse enxugamento aumenta a capacidade de investimento do município”, argumentou o parlamentar.

O projeto foi votado em três fases pelos vereadores que tinham autonomia para transformar o projeto em lei mesmo com o veto do Executivo.

Comentários (0)