Por determinação da Justiça paciente que aguardava cirurgia no HGPP é transferido para Aparecida de Goiânia: auditoria será instalada

O paciente Ancelmo Galvão Silva, que aguardava há mais de dois meses no HGPP, uma vaga para a realização de uma cirurgia para retirada de um tumor no lombo temporal direito foi transferido nessa quarta-feira, 11, de Palmas para o Hospital São Silvest...

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou em nota, que o paciente Ancelmo Galvão Silva foi transferido nessa quarta-feira, 11, de Palmas para o Hospital São Silvestre, em Aparecida de Goiânia. A medida, segundo a nota, atende uma determinação judicial da comarca de Tocantínia. Silva estava internado no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) e precisa passar por uma cirurgia para retirada de um tumor no lombo temporal direito.

De acordo com a nota, o paciente passará por avaliação médica às 16 desta quinta e a cirurgia será realizada o mais breve possível.

Também por meio da nota, a Sesau informa, que o governador Siqueira Campos determinou a instalação de uma auditoria administrativa no HGPP com o objetivo de evitar desencontros de informações e no atendimento ao público.

Entenda

Atendendo o pedido de antecipação de tutela em Ação Civil Pública (ACP), proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), o Juiz de Direito da Comarca de Tocantínia, Jorge Amâncio de Oliveira, determinou, no último domingo, 8, a realização de cirurgia para retirada de um tumor no lobo temporal direito do paciente Ancelmo Galvão Silva, internado há mais de dois meses no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O paciente que já é deficiente físico, teve a situação agravada e corre risco de morte caso não faça a cirurgia neurológica. De acordo com a família, a direção do HGP alega que a UTI está interditada e que algumas cirurgias não vêm acontecendo na unidade.

Ao conceder a liminar, o Juiz determinou o prazo de 24 horas para que o Estado do Tocantins forneça os meios necessários e realize a cirurgia indicada ao paciente. Caso não seja possível a realização no Estado, que o paciente seja removido para outra unidade, utilizando-se o sistema de saúde público ou privado para a efetivação do procedimento médico .

Veja a íntegra da nota

“A Secretaria de Saúde do Estado, cumprindo determinação judicial da comarca de Tocantínia, transferiu ontem, 11, o paciente Ancelmo Galvão Silva para o Hospital São Silvestre, em Aparecida de Goiânia, onde foi possível encontrar vaga para realização de cirurgia para retirada de um tumor no lobo temporal direito. O paciente encontra-se na UTI daquele hospital, em condições estáveis. Hoje às 16 horas será avaliado pela equipe médica, que agendará a cirurgia com a maior brevidade.

Informa ainda que, por determinação do Governador Siqueira Campos, neste momento de transição da administração dos hospitais públicos estaduais, instalará uma auditoria administrativa no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), assim como onde se fizer necessário, para evitar desencontros nas informações e atendimento e para que os questionamentos do público não fiquem sem resposta imediata, evitando assim que ações externas de pessoas com interesses alheios causem prejuízos ao bom atendimento à população, objetivo final da administração pública”.

(Com informações da assessoria)

Comentários (0)