O prefeito de Goiatins, Neodir Saorin (PSDB) teve o mandato cassado na noite desta quinta-feira, 1, onde, por unanimidade, seis vereadores votaram a favor . Foram apresentadas contra Saorin 28 denúncias de irregularidades referentes às contas de 2009. Entre as principais acusações estavam notas fiscais falsificadas e clonadas, licitações fraudadas e um possível desvio de verbas.
Com a decisão, quem assume a prefeitura é o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Donnover (PSD), que aguarda a decisão do presidente interino José Karcer Cassimiro Ribeiro (PSB) para tomar posse. Donnover explicou ao Site Roberta Tum que Saorin ainda pode recorrer da decisão.
Conforme as informações, durante a votação o prefeito cassado apresentou o balanço de sua administração, fez a leitura de uma série de obras realizadas em sua gestão e ressaltou a origem das verbas usadas.
A votação
Com a ausência dos vereadores Hipólito da Silva Carvalho e Diana da Cruz Campos Ferreira, o presidente da Câmara informou o resultado. “Por seis votos, em votação aberta e nominal, ou seja, de todos os vereadores presentes, a Câmara de Vereadores cassa o mandato do Prefeito Neodir Saorin”.
“A unanimidade dos presentes foram reconhecidas as condutas descritas nas denúncias 1, 2, 4, 8, 9, 13, 14, 16, 22, 24, 26, 28, referentes às infrações político administrativas apontadas. Confira abaixo as denúncias na ata da sessão.
Após a decisão, o presidente fez lavrar esta ata e em seguida, convocou os vereadores para que permanecessem no plenário para dar posse ao substituto legal, o vereador Vinícius Donnover, que tomou posse e na forma da lei prestou juramento.
Projetos e possível reeleição
Segundo Donnover, ao assumir a prefeitura, vai priorizar os projetos voltados para Educação e Saúde. “Após assumir, a Saúde e a Educação serão minhas prioridades. É preciso que a iluminação e a limpeza do município também recebam destaque e os nossos assentamentos serão atendidos de forma mais digna”, afirmou.
Ao ser questionado sobre uma possível reeleição, o vereador não descartou a possibilidade, mas afirmou que essa decisão depende do grupo político do seu partido e de alianças.“A reeleição é uma decisão do grupo e demanda de muitos fatores que não serão decididos por mim. Claro que para isso haverá uma reunião e vou levar em consideração todos os questionamentos apresentados, mas o momento agora é de trabalhar pela nossa cidade”, explicou.
Contato
A equipe do Site RT tentou contato com o prefeito cassado, mas o telefone do mesmo estava desligado. O espaço fica aberto caso Saorin queira se manifestar. (Atualizada às 10h50)
Comentários (0)