Posse social da Fieto acontece hoje e marca comemoração dos 20 anos da entidade: governador tem presença confirmada

Acontece nesta sexta-feira, 30, a posse social do presidente eleito da Fieto, empresário Roberto Pires. O governador Siqueira Campos confirmou presença no evento que também marca a posse social dos 11 presidentes de sindicatos patronais filiados à Fi...

Os 20 anos de criação da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto é tema da posse social do presidente eleito em janeiro para o quadriênio 2012-2016, empresário Roberto Pires, que acontece nesta sexta-feira, 30, às 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas. O governador Siqueira Campos (PSD) confirmou presença no evento que reunirá empresários, representantes e classistas de entidades empresariais, presidentes de federações de outros estados e membros da Confederação Nacional da Indústria - CNI.

O evento também marca a posse social dos 11 presidentes de sindicatos patronais filiados à Fieto, eleitos entre janeiro e fevereiro deste ano. Criada em 16 de março de 1992, em Araguaína, a Fieto, entidade do Sistema Fieto, é a principal interlocutora dos interesses do setor industrial entre empresários, sociedade e poder público. Nestes 20 anos, estiveram à frente da presidência da Fieto os empresários Antônio Conceição Cunha Filho (2 mandatos: 1992/1998), Ronaldo Dimas Nogueira Pereira (1998/2004), Leide Maria Dias Mota Amaral (interina em 2001 e 2005), Eduardo Machado Silva (2004 a 2009), homenageados da noite de posse, e a atual gestão do presidente Roberto Pires (2009 / 2016).

“Uma federação não se constitui sem seu principal elemento que são os sindicatos. O evento de posse dá a devida importância à história da indústria que está intimamente ligada com a atuação destes sindicatos e de cada presidente que passou por aqui. Tive a honra de ser eleito com a aprovação destes 11 sindicatos da Fieto, nada mais justo que sejam eles a prioridade desta gestão”, explica o presidente Roberto Pires.

São representados pela Fieto os seguintes sindicatos: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Tocantins – Sime/TO, em Palmas, e do Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins – Sindiato/ TO, Sindicato das Indústrias dos Produtos Minerais Não Metálicos do Estado do Tocantins – Sipmme/ TO, Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins – Sinduscon/ TO, Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins – SIG/ TO, Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Tocantins – Siqfar/ TO, Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos, Máquinas, Aeronaves e Acessórios do Estado do Tocantins – Sindirepa/ TO, Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins – Simam/TO, Sindicato das Indústrias de Confecções do Estado do Tocantins – Sicon/ TO, Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do Tocantins – SIA/ TO e Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado do Tocantins – Sindicarnes/ TO. Este último sindicato não realizou eleição este ano por ter se filiado à Federação em 2009.

Cetec – Senai Palmas

A programação começa com o lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação e Tecnologia – Cetec do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai , às 17 horas, ao lado da Escola de Construção Civil (atrás dos Correios da Avenida Teotônio Segurado). A liberação de R$ 9 milhões de reais (do total de 12 milhões, incluso contrapartida da Fieto) para a construção da sede própria do Senai é um dos resultados do trabalho de articulação da Federação na gestão do presidente Roberto Pires que está à frente da Federação desde 2009, após licença e posterior afastamento permanente do então presidente Eduardo Machado.

Roberto Pires

Então presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins – Sinduscon/To, Pires assumiu a presidência de forma interina, em meados de 2009, após a saída do empresário, Eduardo Machado, que se licenciou. Em 2011, tornou-se presidente de forma efetiva após o afastamento definitivo de Machado que continuou com projetos no Governo do Estado. Roberto Magno Martins Pires é também presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins. (Ascom)

Comentários (0)