Praias da Capital devem continuar interditadas pelos próximos dez dias: órgãos ambientais analisam alga não tóxica encontrada

As praias da Capital devem continuar interditadas pelo menos pelos próximos dez dias, foi o que informou o secretário executivo da Defesa Civil, Capitão Filho, que disse também que a Saneatins detectou um tipo de alga não tóxica presente na água. Seg...

O secretário executivo da Defesa Civil, Capitão Filho, informou ao Site Roberta Tum, que após reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 4, com órgãos e entidades que estão contribuindo no que seria a investigação para identificar a mancha presente na água do lago, a Saneatins informou que a mesma se deve a um tipo de alga que se proliferou, certamente pelo aquecimento da água.

Segundo o secretário a alga se refere a uma cianobactéria não tóxica. Este tipo de alga pode produzir gosto e odor desagradável na água e ainda desequilibrar os ecossistemas aquáticos. Como algumas cianobactérias podem liberar toxinas, o que a princípio não seria o caso das presentes no lago de Palmas, é preciso ainda que todos os testes sejam concluídos para a liberação do banho.

Conforme informou o capitão Filho, o Naturatins, a Polícia Civil através da polícia técnica, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria da Saúde, por meio da sua vigilância em Saúde, e com o apoio da Universidade Federal do Tocantins, que está cedendo o espaço para a realização dos exames laboratoriais, há uma previsão de que a análise seja concluída em um prazo de 10 dias.

Feriado sem praias

Durante a conversa com o secretário da defesa civil, ele voltou a alertar que as praias de Palmas vão continuar interditadas pelo menos pelos próximos dez dias o que abarca todo o feriado. “Estamos trabalhando para liberar as praias deixá-las prontas para o banho, mas ainda não é seguro entrar na água”, informou o capitão ao destacar que apenas o banho está proibido. “Todas as outras atividades nas praias podem acontecer normalmente”, ressaltou.

Entenda

A interdição das praias da Capital pelas Coordenadorias Estadual e Municipal de Defesa Civil aconteceu no sábado, 2, após a identificação de uma substância estranha em grande proporção no Ribeirão Taquaruçú, em uma faixa que se inicia nas proximidades da TO 050 até às proximidades da Praia do Caju.

Comentários (0)