O prefeito de Jaú do Tocantins, João Luis Cirqueira Costa (DEM), por telefone ao Site Roberta Tum, fez um apelo e convocou no final da tarde desta quinta-feira, 16, todos os prefeitos da região Sudeste a buscar uma solução para o problema das queimadas, a fim de evitar o transtorno no próximo ano.
“Precisamos elaborar um plano de prevenção para não termos que passar mais por essa situação. Como prefeito eu estou de pés e mãos atadas, vendo meu povo sofrer com essa situação”, desabafou o prefeito.
O município decretou estado de emergência na última terça, 14, quando enviou ao Ministério da Integração Nacional um pedido de ajuda para Jaú, que há 17 dias sofre os efeitos das intensas queimadas da região.
“São 17 dias de sofrimento. Já queimou casa, currais, animais e até pessoas que tentam ajudar a apagar o fogo. Nós estamos sem água potável para beber, e os animais sem comida e sem água”, enfatizou.
Defesa Civil
De acordo com João Luis, a Defesa Civil já está em Jaú colaborando com o combate ao fogo, no entanto “o efetivo do Corpo de Bombeiros é insuficiente para atender a tantas demandas nesse período”, afirmou.
O prefeito disse também que já no final da tarde desta quinta-feira, 16, o Dertins autorizou a contratação de mais um caminhão pipa para auxiliar na busca de água. “O município já possui dois caminhões pipa e agora teremos esse reforço vindo do Dertins. Estamos aguardando agora é uma posição do Ministério da Integração Nacional”, informou.
Comentários (0)