A assessoria da Prefeitura de Palmas confirmou na manhã desta sexta-feira, 26, que o prefeito Raul Filho (PT) exonerou todas as pessoas que exerciam cargos em comissão e funções gratificadas. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da última quarta-feira, 24, e fazem parte da reestruturação da administração municipal anunciada pelo prefeito Raul Filho, que já havia adiantado que haveria corte de pessoal. Segundo a assessoria, dos exonerados 258 não farão mais parte do quadro de servidores da Prefeitura.
Segundo a assessoria o corte atingiu todos os órgãos municipais, mas a Secretaria de Governo seria a pasta onde houve mais exonerações. As exonerações foram feitas por meio de decreto, com data retroativa ao dia 12 de novembro, quando o prefeito oficializou a reforma na administração e anunciou o nome de novos secretários.
Readmitidos
Além das exonerações no Diário Oficial de quarta também há 574 nomeações. De acordo com a assessoria da Prefeitura isso se deve ao fato de que a Prefeitura recontratou parte dos exonerados para dar prosseguimento aos trabalhos. A assessoria também informou que as demissões se referem aos cargos que foram extintos e as recontratações, ou “renomeações”, aos servidores que mudaram de pasta e ou de cargo. Deste modo 258 pessoas que tinham cargos de comissão não retornarão ao serviço público.
“Esses servidores foram nomeados novamente porque algumas pastas foram extintas e agora eles estão em outras Secretarias. Não foram readmitidos os servidores das pastas que não existem mais. Então foram readmitidos os servidores para ocupar os cargos que não foram extintos”.
Onde se readmitiu
Segundo os números do Diário Oficial houve 231 nomeações para a Secretaria de Governo e 91 nomeações para o Gabinete do prefeito. Estas duas pastas seriam as que mais readmitiram servidores comissionados.
No geral as nomeações foram as seguintes: 4 para cargos de coordenação; 91 para o Gabinete do prefeito; 231 para a Secretaria de Governo; 11 para Assessoria de Comunicação; 10 para chefes de divisão; 9 para a Coordenadoria da Mulher; 8 para Coordenadoria da Juventude e Esportes; 1 para assessor técnico legislativo; 34 para a Secretaria de Planejamento; 41 para Secretaria de Finanças; 1 para Secretaria de Agricultura; 51 para Secretaria de Desenvolvimento Social; 36 para Secretaria de Segurança, Transito e Transporte; 20 para Procuradoria; 7 para Fundação Cultural; 8 para o PeviPalmas e 11 para o Banco do Povo.
Totais
Segundo a assessoria, antes das exonerações havia 960 cargos comissionados e com os cortes serão 702, sendo que como até o momento foram feitas apenas 574 nomeaçõs, mais 128 devem ser efetuadas. No total a economia que a Prefeitura fará com os cortes de pessoal será de aproximadamente R$ 400 mil. (Atualizada às 14h com correções)
Comentários (0)