Prefeitos do Consórcio do Lago entregam relatório ao governador

O prefeito Raul Filho, junto com os prefeitos de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes, de Porto Nacional, Teresa Cristina Martins e Lajeado, Márcia Costa Reis, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Lago -CILago se reuniram com o governador inter...

O encontro teve como objetivo entregar ao Governador um relatório elaborado por técnicos do Naturatins, onde mostra os impactos ambientais e sociais, bem como as soluções para os municípios impactados pela construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães e o do reservatório criado a partir dela.

O presidente do CILago, Raul Filho, o relatório mostra com dados técnicos o que os municípios vem sofrendo com o não cumprimento das ações compensatórias ao meio ambiente, assumidas pela empresa EDP Investco, que detém a concessão da Usina Hidrelétrica.

“Sabemos que o governo do Estado é parceiro do Consórcio Intermunicipal do Lago, por isso, entregamos este relatório para que tome conhecimento dos nossos problemas. São sete municípios que estão sofrendo com os impactos. Também precisamos ter autonomia no nosso território, pois hoje para fazer adaptações turísticas no Lago temos que pedir autorização à Investco” afirmou Raul. O presidente também apontou que cerca de 30 Planos Básicos Ambientais (PBAs) não estão sendo cumpridos, sendo o próximo passo chamar a Investco para discutir ponto a ponto cada um.

O Governador Carlos Gaguim afirmou que irá defender os interesses de todos os municípios impactados pelo Lago. “O CILago e dos municípios que ele representa tem em mim um grande parceiro e tomarei todas as medidas cabíveis para que a Investco cumpra todas regras acordadas”, afirmou o governador.

O municípios impactados pelo lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, e que formam o CILago são Palmas, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Tocantínia, Lajeado, Ipueiras e Miracema.

Comentários (0)