A VI edição das Olimpíadas Escolares de Palmas foi lançada na tarde desta segunda-feira, 5, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Morais. Com a presença do Secretário Municipal de Educação Danilo de Melo, do Secretário Municipal de Juventude e Esporte, Kairo Bernardo e do Secretário Estadual de Esportes, Ricardo Abalem, foi apresentado aos alunos e professores e comunidade em geral o projeto dos jogos estudantis da Capital.
“Investir no esporte é trazer para as crianças a chance de se expressar. O importante não é só ganhar, é competir”, frisou o Secretário Municipal de Educação, Danilo de Melo. O secretário reforçou a parceria desenvolvida entre as secretárias de Educação e Juventude e Esporte, que realizam as olimpíadas escolares. “Todas as seis edições as dívidas foram dividas paras as duas secretárias. Também nos dividimos na organização, este ano temos previsão da participação de mais de 3 mil atletas em mais de 300 partidas, em 17 modalidades, com uma novidade para este ano, a inserção dos alunos com necessidades especiais”, argumentou Danilo de Melo.
Gastos
Segundo o Secretário Municipal de Educação as despesas das olimpíadas são todas arcadas pela prefeitura. Este investimento gira em torno de R$ 180 mil, fora os custos indiretos explicou o secretário.
“O esporte é um grande instrumento de transformação social. Juntar esporte e educação e uma parceria que deu certo e vem crescendo ainda mais, onde se consegue que a criançada possa participar”, argumentou Kairo Bernardo, Secretário Municipal de Juventude e Esporte.
Kairo defendeu que existe um empenho e uma vontade da gestão municipal para que o evento seja cada vez maior. “Varias crianças que disputam a olimpíadas podem chegar a ser grandes atletas, estamos trabalhando para isso e logo estaremos inaugurando o complexo esportivo Airton Sena, um centro de referencia para a prática de esportes na Capital”, disse kairo Bernardo.
Esporte no Estado
Ricardo Abalém, Secretário Estadual de Esportes, anunciou que o Estado irá realizar este ano o Jet’s – Jogos Estudantis do Tocantins e também que será lançado um projeto com escolinhas de iniciação esportiva nos 139 municípios do Tocantins. Segundo Abalem, o projeto irá beneficiar 200 crianças em cada cidade, totalizando 27.800 crianças, com um kit de iniciação esportiva em 6 modalidades, futebol de campo, futsal, handebol, basquete, vôlei e xadrez. Além do kit o secretário ainda ressaltou que o Estado irá capacitar os monitores locais para a realização do projeto.
As olimpíadas
As escolas que desejarem participar da competição têm até o dia 09 de abril para se inscreverem. As Olimpíadas Escolares de Palmas destina-se a adolescentes com idade entre 12 e 14 anos e está aberta a estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular de Palmas. Para se inscrever na competição, o responsável pela Unidade Escolar deverá dirigir-se à Secretaria Municipal da Educação, com o ofício devidamente preenchido contendo as modalidades e naipes que a escola participará. O período de inscrições será de 23 a 09 de abril, no horário das 14 às 18h. Todas as informações relativas aos regulamentos, bem como o modelo de ofício e das fichas de inscrições, encontram-se disponíveis no site, no link Documentos.
Congresso Técnico
O congresso técnico das Olimpíadas Escolares de Palmas 2010 está marcado para acontecer no dia 20 de abril às 8h na ETI Pe. Josimo, localizada na quadra 301 Norte. O objetivo do congresso é realizar os sorteios dos jogos, constituir a comissão disciplinar e repassar os informes técnicos aos profissionais que trabalharão na competição.
Comentários (0)