Araguaína já conta com o atendimento do programa “Melhor em Casa” realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS em parceira com a Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O município é o primeiro do Estado do Tocantins a desenvolver o projeto.
O objetivo do programa é reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família. O atendimento será realizado por 02 quipes multidisciplinares: a equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta e aquipe Multiprofissional de Apoio – EMAP com como nutricionista, psicólogo e assistente social. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.
O atendimento à população será feito durante toda a semana de segunda a sexta-feira das 7 horas às 19:00h, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados. O SAD estará integrado às centrais de regulação, facilitando a comunicação necessária entre os Hospitais, UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A solicitação para inclusão de um paciente no SAD pode se dar por iniciativa ou necessidade da pessoa enferma, familiares, vizinhos, profissionais da equipe, hospitais, outros profissionais ou serviços do sistema do sistema de saúde, entrando em contato com a Secretaria do SAD que está localizada no Hospital Municipal de Araguaina – HMA através do telefone 3413-7400.
SAD
Em novembro de 2011, o Ministério da Saúde lançou o Melhor em Casa, programa que ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS), às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família através do Serviço de Atenção Domiciliar-SAD. (Da assessoria)
Comentários (0)