Chega a três toneladas a quantidade de galhos de árvores recolhidos diariamente pela Prefeitura de Palmas . “Essa quantia é muito grande”, avalia Delfina Cecília de Almeida e Silva, engenheira civil, responsável pela coleta de lixo na Capital. O trabalho foi retomado no final do ano de 2011 e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos estabeleceu um calendário para facilitar o trabalho das equipes e melhor orientar os moradores que necessitam desse tipo de serviço.
Delfina Cecília destaca que a coleta tem dois aspectos positivos. “Começa pela limpeza, que a cidade passa a oferecer, e se conclui pela importância no combate aos mosquitos da Dengue e, principalmente, do Calazar, que se escondem debaixo das folhas”, completa.
A forma encontrada pela Prefeitura para otimizar a retirada dos galhos de cima das calçadas foi estabelecer um calendário, de forma a atender toda a Capital, dividindo a cidade em duas partes. De 1º a 15 de cada mês, a coleta será feita na região Sul de Palmas, antendendo a população a partir da Avenida JK até Taquaralto, passando pelas Aurenys e demais regiões. Entre os dias 16 e 30, as equipes farão o trabalho na região Norte, também a partir da Avenida JK até as Arnos e Arnes. “A população deve se programar e ficar atenta para essas datas”, orienta a engenheira.
A recomendação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos é que os moradores coloquem os galhos um sobre os outros, os troncos mais grossos também por cima e sobre a calçada. Após a coleta, o material é levado para o Aterro Sanitário, onde é triturado, transformado em adubo e usado nos parques e jardins de Palmas. Os moradores interessados na coleta devem ligar e agendar a retirada pelo telefone 2111-0628, antes da poda de sua árvore. (Da assessoria)
Comentários (0)