Prefeitura deverá recapear doze quadras até o final do ano e duplicará avenidas para desafogar o trânsito

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 13, o secretário municipal de Infraestrutura José Francisco dos Santos informou que a prefeitura deverá recapear até 12 quadras até o final deste ano. Também foi anunciada a duplicação de avenidas...

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 13, o secretário municipal de Infraestrutura José Francisco dos Santos informou que a prefeitura deverá recapear até 12 quadras até o final de 2011. A previsão é recapear dois milhões de metros quadrados da malha viária de Palmas com um pacote de recursos na ordem de R$ 20 milhões.

Santos declarou que já iniciaram as obras de pavimentação asfáltica na Capital. As primeiras quadras que estão recebendo a lama asfáltica são as Arnos 33 e 61 e a pavimentação deverá estar concluída até o fim deste mês de junho. Essa lama asfáltica, segundo o secretário dá uma sobrevida de três a quatro anos à pavimentação.

“Esse serviço de lama asfáltica está sendo feito após a operação tapa-buracos. É uma maneira de rejuvenescer o asfalto, para não precisar tirar e fazer tudo de novo e isso dá uma sobrevida de três a quatro anos do asfalto”, declarou.

Em seguida, estão previstas as quadras 603 Norte e toda a área central (103 e 104 norte e sul), as avenidas LO’s 04, 12, 14 e as NS’s 08 e 10 e a quadra 112 Sul que, segundo o secretário, o asfalto passará por uma espécie de reciclagem, ou seja, ele será reaproveitado para não precisar retirá-lo todo.

O secretário disse ainda que estão sendo priorizadas as quadras mais debilitadas como as da região norte e nos Aurenys e Taquaralto.

Outras obras

Já está em fase de licitação as obras de pavimentação e drenagem das quadras 305, 405 e 605 Sul e, de acordo com o secretário, os serviços voltarão a ser executados ainda em junho. Também receberão pavimentação e drenagem as quadras 212 e 405 Norte.

Duplicação de avenidas

Santos informou que as avenidas Theotônio Segurado, sentido norte, e NS1, sentido sul a partir do Hospital Geral de Palmas serão duplicadas para desafogar o trânsito na região central.

A licitação para a duplicação já foi feita e o resultado final será divulgado após finalizarem os prazos legais para recurso. A empresa vencedora também será responsável pela construção da ponte sobre o córrego Sussuapara. Também há a previsão de duplicação de parte das avenidas NS10 e LO10.

Parceria com o Estado

O secretário disse que foi sinalizado positivamente uma parceria com o Governo do Estado para a pavimentação de algumas quadras. Já foi feito um levantamento das quadras a serem pavimentadas e o mesmo foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Infraestrutura para definir o valor do recurso a ser destinado.

“Por solicitação do Estado, já foi encaminhado uma relação de quadras que precisam ser pavimentadas que foram levantadas pela prefeitura e está sendo traçado um cronograma de obras e ver a possibilidade de recursos para tocar essas obras”, disse.

Drenagem região sul

O secretário informou que também será feita a drenagem em algumas quadras da região sul que sofrem com sérios alagamentos quando há chuva forte como na região da Avenida Palmas Brasil.

“Já houve a licitação e já temos a empresa ganhadora que fará a captação da água na região da Palmas Brasil. Não passará pela avenida, mas irá captar a água da Palmas Brasil e descerá até o córrego do prata. Essa obra deve começar esse ano e acredito que estará concluída até o final do ano que vem”, disse.

Buracos

Mesmo com o pacote de R$20 milhões para pavimentação asfáltica na Capital, o secretário disse que os buracos continuarão a existir em Palmas e que a sua diminuição dependerá do trabalho da prefeitura e das condições climáticas.

“Buraco nós vamos ter sempre. A nossa expectativa com esse trabalho é que no ano que vem nós tenhamos menos buracos. E para ter menos buracos algumas coisas têm que acontecer, uma delas é chover menos, pois esse ano choveu muito. E outra é nós fazendo a nossa parte dentro do que for possível trabalhando no recapeamento de acordo com o recurso que tivermos. Se nós fizermos isso e as condições climáticas contribuírem, nós teremos menos buracos”, declarou.

Comentários (0)