Prefeitura intensifica combate ao Calazar com inquérito canino

...

A Secretaria Municipal de Saúde começou ontem ,segunda-feira,16, os trabalhos do Inquérito Canino Palmas-2009. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade, Aureny III,  estarão concentradas as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que irão coletar as primeiras amostras de sangue de cães, na região Sul da Capital.

O objetivo da ação é o controle e prevenção da Leishmaniose visceral (calazar). Serão coletas amostras de sangue em cerca de 13 mil cães, em toda a cidade.”Vamos iniciar o Inquérito Canino no Jardim Aureny III porque esta é uma área  prioritária, região intensa de transmissão da doença, onde foram registrados 230 cães soropositivos, no ano passado” -justifica Samuel Bonilha, Secretário Municipal de Saúde, acrescentando que os trabalhos seguem para outros setores  da região Sul, como: União Sul, Lago Sul, Jardim Taquary, Aurenys I, II e IV, Marly Camargo, Santa Bárbara e Santa Helena.

Ainda de acordo com Bonilha, a colaboração da comunidade é imprescindível pois, uma vez constata a soropositividade, o animal tem de ser retirado do convívio social: “como o cão é um reservatório doméstico da Leishmaniose visceral, ele  pode transmitir a doença para toda a família” - argumenta.

De casa em casa

Para coletar amostras de sangue para análise laboratorial, as equipes de agentes de endemias do CCZ vão percorrer todas as casas de Palmas. “Vamos deixar um aviso de retorno, na residência em que o morador estiver  ausente pois não podemos deixar nem um só animal sem o monitoramento” - explica Francinaldo Alves da Rocha, coordenador de Controle de Reservatório do CCZ.

Os resultados dos exames, que serão analisados no Laboratório Municipal de Palmas, levam em média, cerca de 15  dias úteis.” Os resultados negativos serão entregues pelo agente comunitário de saúde, na própria residência do cão.  Os positivos serão encaminhados para o CCZ que recolherá o animal infectado imediatamente” - explica o coordenador,  informando que 1.615 cães foram diagnosticados como positivos, no ano passado.

Em Palmas, foram registrados, em 2008, 32 casos de Leishmaniose visceral (calazar) em humanos, com dois óbitos:  Aureny III e Jardim Taquari.

A doença

A leishmaniose ou calazar é uma doença infecciosa, provocada pelos protozoário leishmania e é transmitida ao homem  pela picada de mosquitos. A leishmaniose também pode afetar o cão ou a raposa que são considerados os reservatórios da doença.

Os sintomas

São: febre, perda de peso, anemia, inchaço do fígado e baço, desânimo, prostração, palidez, complicações cardíacas e circulatórias. Pode ocorrer também tosse, diarréia, hemorragias. Os sintomas da leishmaniose são fáceis de ser  confundidos com os da malária.

O tempo médio de incubação é de dois a quatro meses, podendo variar de dez dias a dois anos. O progresso da  doença é extremamente variável. Quando não tratada, pode levar a morte.(Marimar Aiala/Assessoria de Comunicação)

A USF Liberdade fica na Rua 32, APM 10, Jardim Aureny III – Próximo à Praça e à Igreja Católica. - Telefone: 32185411

Comentários (0)