Prefeitura lança hoje Arraiá da Capital

Raul Filho e equie lança nesta sexta o Arraiá da Capital, na programação: palestras, concursos e apresentações....

Acontece na grande Praça do espaço Cultural nesta sexta, 27, o Lançamento do Arraiá da Capital que terá palestras, concursos e apresentações. O evento acontece em conjunto com o Encontro da Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas e o 1ª Seminário Estadual de Quadrilhas Juninas, tem a promoção da Fundação Cultural de Palmas e da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequaju-TO).

Programação

O evento pretende antecipar um pouco das atrações da 17ª edição do Arraiá. Consta na programação uma palestra com Claudeci Martins, do setor de quadrilhas do Distrito Federal, a eleição da Rainha do Arraiá 2009, shows com as duplas Demy e Daniel, Marlon e Daniel e com a Banda Forró do H. E, ainda, o lançamento do 1º Concurso Estadual e Centro-Oeste de quadrilhas juninas. A estrutura contará ainda com barracas de alimentação.

Nos dois dias de evento, na Grande Praça do Espaço Cultural, o cenário nacional da cultura das quadrilhas juninas será discutido no Encontro da Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas e no 1ª Seminário Estadual de Quadrilhas Juninas. Temas como as novas tendências das quadrilhas tradicionais, estilizadas (aquelas que utilizam mais adereços em seus figurinos) e temáticas (aquelas que assumem um tema e o adota na apresentação na arena)estarão na pauta. A previsão é que cerca de 300 pessoas ligadas à promoção e realização das quadrilhas juninas participem destes eventos.

De acordo com o gerente de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas, Wilson Alves, a Capital tocantinense foi escolhida para abrigar o encontro graças a projeção nacional que vêm adquirindo com a realização do Arraiá da Capital, fato que também repercute na qualidade dos grupos de quadrilhas juninas que participam do evento. Um exemplo é a boa colocação da campeã palmense Caipiras do Borocoxó, que ficou em sexto lugar no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, realizado em Aparecida de Goiânia, e, também, a atuação da quadrilha Pega Fogo, sexta colocada na Mostra Brasil de Quadrilhas, realizada em Brasília.

Rainha

A Fundação Cultural em seu segundo ano de realização do Arraiá da Capital resolveu inovar e eleger a Rainha do Arraiá durante o lançamento da festa. A proposta desta mudança, segundo o presidente da FCP, Pierre de Freitas, é caracterizar o material publicitário do evento com uma participante do próprio segmento das quadrilhas, e ainda promover um melhor planejamento da festa, já que as quadrilhas passam a se mobilizar com ainda mais antecedência.

Concorrerão ao título 12 representantes de quadrilhas palmenses. Elas serão julgadas pelo jure formado por "quadrilheiros" de fora do Estado e que estarão participando do Encontro da Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas.

 

Comentários (0)