Prefeitura pagará aluguel a famílias de sem teto

Num release distribuído pela assessoria do vereador Bismarque do Movimento (PT), foi divulgado o teor do acordo realizado entre a Prefeitura de Palmas e os invasores que ocupavam uma área pública na 407 Norte, para que houvesse a descoupação do local...

Pela primeira vez no Estado do Tocantins, famílias sem teto que ocuparam área urbana exigindo direito a moradia digna, e que estavam ameaçadas de despejo, terão aluguel de suas casas pagas pela prefeitura durante três meses. Receberão o benefício somente as famílias que não podem custear o aluguel e não têm para onde ir. A decisão inédita prevê que estas famílias sejam a partir de agora abrigadas na feira da 507 norte, até que as casas possam ser alugadas.

Mais de 653 famílias estavam acampadas em área próxima a praia das Arnos há 14 dias e tinham ordem de despejo para esta sexta-feira, 18. Entre as 1366 pessoas, estavam 19 idosos, 2 deficientes e 9 gestantes. Como muitas famílias não tinham o que comer, e chegaram a passar fome durante o período em que ficaram acampadas, também serão doadas cestas básicas na tentativa de garantir outro direito básico, o de alimentar.

O respeito à dignidade humana e a garantia dos direitos básicos como moradia e alimentação assegurada para aos ocupantes da área “Foi uma vitória histórica na luta pela moradia digna”, pontuou o vereador Bismarque do Movimento, que também é membro do Conselho Nacional das Cidades.

Estiveram presentes na reunião para debater a situação das famílias sem teto, na manhã desta sexta-feira 18, representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Secretarias Estadual e Municipal de Habitação, Conselho de Assistência Social, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil-TO, Casa da Mulher 8 de Março, Centro de Direitos Humanos de Palmas e o Vereador Bismarque do Movimento.

Comentários (0)