Prefeituras devem cadastrar entidades sociais para o Compra Direta Local

Segundo a Setas as prefeituas devem encaminhar para a Secretaria o cadastro das entidades sociais, não governamentais e governamentais que necessitam ser atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos, Compra Direta Local da Agricultura Familiar....

As prefeituras devem encaminhar para a Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social – Setas, o cadastro das entidades sociais, não governamentais e governamentais que necessitam ser atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos, Compra Direta Local da Agricultura Familiar.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karina Rodrigues, apenas 32 municípios conseguiram encaminhar toda a documentação correta exigida pelo Programa, sendo que os demais ainda estão com pendências junto à Setas. “Estamos entrando em contato com as prefeituras desde o mês de fevereiro, mas muitos ainda estão com pendências e informamos que estamos aguardando os cadastros. As entidades que vão ser inseridas no programa e que receberão os produtos do Compra Direta devem estar com a documentação adequada para o atendimento social”, explicou.

O lançamento do Programa aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º, em Palmas com a participação de todos os órgãos envolvidos na sua execução. De acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, a intenção é ampliar, este ano, o número de entidades beneficiadas e também inserir instituições que antes não eram atendidas pelo programa. “Este ano serão beneficiados também hospitais e escolas públicas, pioneiros mirins, além das creches, associações e cozinhas comunitárias que já vinham sendo atendidas”, explicou.

Para Deuzenir P. Silva, diretora da Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gurupi, os alimentos que são entregues na instituição ajudam muito. “Quando recebemos o frango, o arroz, a mandioca, o leite e demais alimentos do Compra Direta Local, conseguimos fazer uma economia de cerca de mil reais por mês, e isso ajuda muito por que a instituição é mantida com a parceria do governo e da sociedade”. Segundo Deuzenir com a doação dos alimentos adquiridos pelo Programa a Associação consegue servir três refeições diárias para os 175 alunos. “ Servimos o lanche da manhã, uma almoço reforçado e ainda o lanche da tarde”. Completou.

(Da Assessoria de Comunicação)

Comentários (0)