Durante os trabalhos de reforço no policiamento, a PRF intensificou a fiscalização aos diversos veículos que trafegam diariamente nas rodovias, dando ênfase à motocicletas e veículos de passeio. Nos perímetros urbanos de Araguaína e Gurupi, onde há grande circulação de pessoas, o trabalho foi enfatizado quanto à verificação dos documentos do condutor e veículo, checagem de equipamentos obrigatórios e testes com etilômetro (bafômetro). Também foi utilizado o uso do radar fotográfico, que registrou quase 900 veículos em velocidade acima da permitida.
As ações efetivas realizadas pela PRF, aliada à prudência e responsabilidade de muitos condutores, trouxeram resultados expressivos: não houve morte durante o feriadão, e a quantidade de feridos foi reduzida de 25 (no ano passado) para 14 neste ano. A maior parte dos acidentes apenas resultou em danos materiais.
Álcool e direção
Os mais de seiscentos testes com etilômetro, realizados pela PRF durante o feriadão, demonstraram que a maior parte dos condutores têm a consciência dos riscos que o álcool representa no trânsito, não consumindo bebida alcoólica antes de dirigir. No entanto, cerca de 4% dos condutores examinados apresentaram alguma quantidade desta substância em seu organismo. No total, 29 condutores foram autuados, sendo que 10 foram encaminhados à Delegacia de Polícia por crime de trânsito.
O assunto “álcool e direção” foi também tema de uma ação educativa, na qual a PRF distribuiu aos motoristas abordados cartões postais com mensagens que ressaltam alguns dos perigos no trânsito,como uso indevido de medicamentos (rebites), ultrapassagens perigosas e outros. (Da assessoria)
Comentários (0)