Primeira reunião de transição acontece na segunda às 18h: encontro reúne indicados por Gaguim e Siqueira

O secretário chefe da Casa Civil, Antônio Lopes Braga Junior confirmou que a primeira reunião da equipe de transição de governo acontece na próxima segunda-feira, 8, às 18. Segundo o secretário na reunião a equipe definida por Gaguim deve receber os ...

O secretário chefe da Casa Civil, Antônio Lopes Braga Junior, confirmou ao Site Roberta Tum no início da tarde desta sexta, 5, que a primeira reunião da transição de governo acontece na próxima segunda-feira, 8, às 18h, no Palácio Araguaia. Devem estar presentes à reunião os membros da equipe de transição indicados pelo atual governador Carlos Gaguim (PMDB) e os indicados pelo governador eleito Siqueira Campos (PSDB).

Segundo o secretário já foi enviado ofício para o governador eleito Siqueira Campos marcando o encontro. “O governador Gaguim marcou a primeira reunião entre os membros da equipe de transição para segunda feira, às 18h. A reunião já está confirmada. Foi enviado um ofício para o governador eleito informando da reunião”, enfatizou Braga Junior, que explicou também que na reunião a equipe do atual governo deve receber as primeiras solicitações de informações do próximo governo.

“Não há uma pauta definida para esta primeira reunião, pois será a partir dela que os trabalhos de transição serão iniciados. O que deve acontecer é que a equipe do próximo governo irá entregar as demandas, os pedidos de informações que eles acharem pertinentes. Aí, a partir disto, vamos definir como vai ser a estratégia de repasse das informações”, explicou Braga Junior.

Decreto está sendo preparado

De acordo com o secretário está sendo preparado um decreto para definir o processo de transição. “Estamos preparando num decreto para definir como será todo processo. É um decreto nos moldes do que foi feito pelo Governo Federal. Na segunda nós devemos publicar o decreto. A tendência é essa”, destacou.

Dinâmica será definida na segunda-feira

Braga Junior também ressaltou que ainda não foi definida a dinâmica da transição, ou seja, a forma como esta será realizada. Segundo o secretário a definição deve acontecer assim que o governador Carlos Gaguim voltar de viagem.

“O governador ainda vai decidir como vai ser a dinâmica. Se a transição vai ser feita por meio de um órgão centralizador ou por uma equipe. Isso ainda não está definido. Assim que o governador voltar de viagem vamos ter uma reunião para definir a dinâmica, o formato de como vai ser feita a transição vai depender dele”, destacou o secretário.

Equipe de transição

Integram a equipe de transição, por parte do atual governo, além do secretário chefe da Casa Civil, Braga Junior, o secretário de Planejamento, Davi Torres, e o secretario da Fazenda Marcelo Olímpio. Contudo, procurado pelo Site RT na manhã desta sexta, o secretário da Fazenda disse que ainda não houve a oficialização dos nomes que vão fazer parte da equipe representando o atual governo. Segundo o secretário da Casa Civil a oficialização dos nomes dos membros do atual governo na equipe de transição deve acontecer no decreto que vai definir como será realizado o processo. 

O governador eleito, Siqueira Campos, indicou os membros que vão representar o novo governo na equipe de transição no dia 15 de outubro por meio de oficio. O ex-senador Eduardo Siqueira Campos, coordenador do processo por parte do novo governo, o advogado Renan de Araimatéa Pereira e o economista Roger Luís Monteiro Tolentinho.

Comentários (0)