Procon Tocantins orienta sobre consumo do leite e compra de alimentos

O Procon do Tocantins está realizado um trabalho de orientação sobre o consumo de leite e a compra de alimentos. O órgão repassa para a população normas sobre o consumo de leite e a fiscalização e monitoramento do produto no Estado. ...

O Procon do Tocantins está repassando para sociedade uma série de dicas e orientações quanto ao consumo de leite e a compra de alimentos. Segundo as orientações os consumidores devem ficar atentos com a validade dos alimentos e com também com a qualidade dos mesmos.

Orientações do Procon TO – consumo de leite

O leite cru, in natura, teve sua comercialização proibida através do Decreto nº 923, de 10 de outubro de 1969, exceto nas comunidades que não podem ser abastecidas por leite beneficiado.

Os consumidores devem ficar atentos para a data de validade do leite, o pasteurizado vale por 36 horas, o leite longa vida poderá ser guardado por quatro (4) meses, o leite em pó na embalagem enlatada fechada conserva-se por 12 a 18 meses, o leite em pó, em caixa conserva-se por 9 meses. Os leites pasteurizados e longa vida devem ser consumidos assim que foram abertos. As embalagens de leite em pó devem ser guardadas em local arejado e seco.

O leite longa vida é tratado por processo denominado ultrapasteurização, denominado por UAT (ultra alta temperatura) ou o UHT (do inglês ultra high temperature). O leite utilizado para a fabricação do longa vida tem a mesma origem do leite pasteurizado e em pó, mas passa por rigorosa análises que asseguram a sua qualidade.

Para não ser contaminado por microorganismo presentes na natureza, o leite longa vida tem uma embalagem especial, a caixinha denominada Tetra Brik, que possui seis camadas protetoras de diferentes materiais. Começando de dentro para fora: duas camadas de plástico, que protegem o leite dos demais componentes da embalagem, vem uma camada de alumínio, que evita a passagem da luz, de oxigênio e outros. A quarta camada é de plástico, a quinta é de papel que dá resistência à embalagem e permite a impressão de todas as informações necessárias e a última é de plástico.

Mesmo com tanta segurança, o consumidor deverá evitar as embalagens amassadas. O rompimento das camadas protetoras da embalagem poderá contaminar o produto. O leite pasteurizado é o que passou por um processo de aquecimento e esfriamento alternados. Esse processo é feito para eliminar possíveis microorganismos responsáveis por causar doenças. Este tipo de leite deverá ser estocado ou guardado em ambientes refrigerados.

Monitoramento do Leite

Com o objetivo de ajudar os consumidores na garantia da qualidade do leite, o Ministério da Justiça e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criou o CQualiLeite – Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos, que realizam ações integradas para monitorar a qualidade do leite. E com isso, os consumidores poderão acessar o site www.cquali.gov.br e acompanhar diariamente as ações de fiscalização e apreensão de produtos.

Orientações do Procon TO - compra de alimentos

O Procon Tocantins lembra aos consumidores alguns cuidados que devem tomar no momento da compra de alimentos. Estes são produtos essenciais cuja qualidade interfere diretamente na saúde do consumidor.

O primeiro passo é observar a data de validade dos todos os produtos alimentícios. Os consumidores devem evitar as embalagens amassadas, folhas murchas ou secas e ficar atentos para a cor dos alimentos, aparência e cheiro. Nas embalagens de vidros é necessário observar a tampa se está enferrujada ou amassada.

No caso dos laticínios ou frios, estes devem conter o carimbo do SIF – Serviço de Inspeção Federal, fornecido pelo Ministério da Agricultura. Os sucos de frutas classificados como ‘diets’ e ‘lights’, em sua maioria contém frutose (açúcar da fruta) e o seu consumo pode interferir no tratamento de pessoas com diabete.

Os alimentos in natura, os chamados naturais, como o peixe, ovos, e carnes, na compra desse tipo de alimento é necessário que se observem o seu aspecto, a data de validade e se contém o nome do fornecedor e carimbos dos serviços de inspeção.

Alimentos mal conservados podem provocar intoxicação alimentar e se isso ocorrer, o consumidor terá direito a indenização. Dúvidas e mais informações, os consumidores poderão buscar no Núcleo Regional de Atendimento do Procon mais próximo. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Procon)

Comentários (0)