Após a reunião desta quarta-feira, 20, André Luiz de Matos Gonçalves, procurador do Estado e porta voz da Comissão Pró-Unitins disse ao Site Roberta Tum que a Unitins tem capacidade orçamentária para manter seus alunos. A Comissão Multilateral de Estudos para a Reformulação e a Reestruturação da Unitins – Comissão Pró-Unitins debateu na reunião as questões orçamentárias da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. Também foi confirmada para a tarde desta quinta-feira, 21, uma reunião da comissão no Ministério da Educação – MEC, em Brasília às 15h, onde serão debatidos os posicionamentos da comissão.
Em entrevista ao Site RT na manhã desta quarta-feira, 20, André Luiz de Matos Gonçalves, procurador do Estado e porta voz oficial da Comissão Pró-Unitins disse que na reunião foram debatidos as questões orçamentárias da Fundação Unitins, ele relatou que: “foi constatado que a Unitins tem condições financeiras para manter os alunos presencias com um aporte financeiro do governo, como havia sido tratado antes, e que a instituição também tem condições financeiras para manter os alunos da modalidade EaD - Educação a Distância”
Depois de concluída a fase de apresentação dos relatórios individuais, acerca da documentação recolhida para análise a comissão busca um consenso do colegiado para a formulação do relatório final.
Parceria com a Eadcon
André Luiz de Matos Gonçalves disse que os pontos sobre a continuidade da parceria com a Eadcon é uma questão periférica, que a Unitins é uma instituição de ensino e que esse assunto ainda não foi deliberado pelo conselho, “o que for melhor para a Unitins será feito”, afirmou Gonçalves.
Novo prazo
O prazo para que a Comissão Pró-Unitins entregasse o relatório final ao governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) venceu na última segunda-feira, 18, a comissão definiu uma nova data para a entrega que esta prevista para o dia 29 de janeiro.
Sobre o andamento dos trabalhos foi concluída a etapa de apresentação de relatórios individuais, a comissão está agora na etapa dos debates dos posicionamentos para se chegar a um consenso para ser montado o relatório final, “o relatório é dos membros da comissão, um consenso de que o grupo acha”, afirmou Gonçalves.
Reunião com o MEC
A reunião que será feita nesta quinta-feira, 21, em Brasília, no Ministério da Educação – MEC tratará sobre as irregularidades apontadas na Unitins e sobre as conclusões preliminares dos relatórios, Gonçalves explicou que cada membro da comissão ficou com um assunto específico sobre as irregularidades apontadas e apresentaram suas propostas e conclusões sobre os relatórios.
A Comissão
A reunião desta quarta-feira, 20, contou com a presença de todos os membros da comissão e de servidores da Unitins, ligados à área orçamentária da fundação. Instituída por meio do decreto 3.897/09, assinado pelo Governador Carlos Henrique Gaguim, a comissão é composta por membros do Tribunal de Justiça do Tocantins, da Assembleia Legislativa do Tocantins, da Procuradoria-Geral de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado, do Gabinete do Governador, da Procuradoria Geral do Estado e da Unitins.
Comentários (0)