Prodivino e Ruraltins discutem parcerias para fortalecer agricultores do Cinturão Verde

Visando fortalecer ainda mais aos pequenos agricultores inseridos no projeto Cinturão Verde, os presidentes do Prodivino - Instituto Social Divino Espírito Santo/Banco da Gente, Melque Aires, e do Ruraltins, José Elias Junior, estiveram reunidos, jun...

Durante o encontro foi discutida a viabilidade de uma parceria entre os dois órgãos, no sentido de se criar uma linha de crédito específica destinada aos pequenos agricultores do Estado. “A idéia é oferecer um crédito especial, como forma de complementar os créditos já disponibilizados por outras tradicionais instituições financeiras e programas governamentais, com um atrativo a mais, a exemplo de juros mais baixos, prazos de carência e pagamento”, explicou Melque Aires.

Ainda de acordo com o presidente do Prodivino, essas iniciativas são projetos que devem ser colocados em práticas brevemente, uma vez que o órgão já está estudando a possibilidade de ampliar o teto dos valores dos empréstimos e com menos burocracia, o que possibilitará ainda mais oportunidades e opção para muitos dos pequenos agricultores, que não se encaixam nos critérios exigidos das demais linhas de créditos de outras instituições.

Segundo o presidente do Ruraltins, outras reuniões devem acontecer para avaliação e organização de um planejamento de demanda para efetivação estruturada da parceria técnica e financeira entre os dois órgãos.

Microcrédito

O microcrédito do Prodivino/Banco da Gente é um programa social do governo do Estado e visa fomentar a economia local dos municípios tocantinenses, com vistas na geração de emprego e renda, além melhoria da qualidade de vida das famílias. Os recursos são provenientes do FUNDES – Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Tocantins.

O programa já investiu, nos últimos anos, mais R$ 36 milhões, em 7.103 operações de crédito, beneficiando, aproximadamente, mais de 28 mil famílias em todo o Tocantins.

Comentários (0)