Professores anunciam fim da paralisação: novo calendário acadêmico será formulado para o retorno das aulas

Os professores da UFT decidiram durante reunião na noite desta quarta-feira, 31, pelo fim da greve que paralisava as aulas desde junho deste ano. Agora, uma reunião do Conselho Universitário da UFT deve elaborar um novo calendário acadêmico. Técnicos...

Após reunião nesta quarta-feira, 31, os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiram, em maioria, pelo fim da greve que mantinha as aulas paralisadas desde junho deste ano.

O presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFT, Vinicius Marques, explica que a decisão foi tomada, após a assinatura de um acordo entre o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e o Ministério do Planejamento, no dia 26 de agosto. O termo assinado dá aos professores das universidades federais 4% de aumento, a incorporação ao vencimento básico de uma gratificação (Gemas), além da formação de uma comissão para estudar a reestruturação da carreira docente.

Essa comissão deve ser formada até 14 de setembro e deve elaborar a reestruturação até 2012. Para Marques, a formação dessa comissão foi o principal passo desse acordo que fez com que os professores votassem pelo fim da greve. Na reunião desta quarta-feira, 52 professores votaram pelo fim da greve, 35 foram contra e 10 optaram pela abstenção de voto.

Uma reunião do Conselho Universitário – Consuni será realizada durante a manhã desta quinta-feira, 1º, para  reformular o calendário acadêmico da UFT. As aulas devem recomeçar apenas após essa definição.

Técnicos em greve

Segundo o representante dos servidores técnicos administrativos da UFT, Miguel Lima, o fim da greve dos docentes não alterou o movimento grevista dos técnicos. “Pelo contrário, o movimento ganhou mais força no âmbito nacional porque agora uma comissão de deputados federais assumiu a negociação com o Governo”, frisou Miguel.

Comentários (0)